Participante do MasterChef sobre ataque racista na internet

Por - 04/07/17 às 13:24

Reprodução/Youtube

No último domingo (2), Leonardo Santos usou seu Instagram para desabafar sobre ataques racistas que recebeu pelas redes sociais. Segundo o texto do participante do MasterChef, da Band, ele recebeu uma montagem com fotos de todos os participantes negros que já estiveram no programa: Jaime, Iranete, Cristiano, Gleice, Guilherme, João, Nayana e o próprio Leonardo.

No comentário, o autor do ataque, que não foi identificado, diz que "tem nojo dos cozinheiros" e "pena de quem ingere suas comidas".

Então, Leo aproveitou a publicação e compartilhou um texto no qual reflete sobre o racismo, dando exemplos de comentários feitos em relação aos participantes negros, comparados aos que são destinados a alguns candidatos brancos.

“Com licença, precisamos falar sobre preconceito. Durante essa madrugada recebi uma imagem que continha essas mesmas pessoas com a seguinte mensagem “vocês são um lixo, eu tenho nojo de todos vocês, tenho pena de quem já comeu ou come qqr m*** que vcs fazem, eu torço todos os dias pra vc ser humilhado e eliminado, volta pra senzala embuste lixo”. Se doeu? Não, nem um pouco. Durante toda a minha vida eu fui perseguido nos corredores dos supermercados, tive minhas notas de dinheiro reviradas e conferidas pelo caixa do supermercado 40 mil vezes, fui desprezado pelo vendedor por achar que eu não poderia comprar algo, e várias outras situações que qualquer outro cidadão negro já passou. Isso tudo contribuiu pra postura que eu adoto hoje, tudo isso que vocês chamam de arrogância, prepotência ou qualquer outro rótulo que não cabe num participante branco, se chama auto confiança, auto afirmação, foco, são coisas que pessoas como nós precisam ter muito, pra poder sobreviver porque não recebem isso de outras pessoas”.

E não parou por aí. O cozinheiro ainda continuou o desabafo, dessa vez em uma outra postagem, usando a mesma foto.

“Mas essa imagem me permitiu refletir um pouco sobre esse cenário asqueroso de racismo oculto que vivemos todos os dias, foram alguns minutos olhando os participantes da foto e fazendo uma rápida busca na internet, e pronto: o participante negro que reclama não conhecer ingrediente ‘é pobre, chorão, se fazendo de vítima, insuportável’. Uma outra participante qualquer com a mesma atitude ‘não é obrigada a conhecer tudo’, a participante negra que quer dominar sua praça na prova em grupo ‘tá se achando, a macaca’. O outro participante branco, que além de cuidar da praça dele, ainda quer se meter na praça do outro, ‘tá preocupado com o resultado da equipe’. O participante negro que foi eliminado e ficou puto ‘não sabe perder, ridículo, chorão, volta pra Bahia’, a participante branca ‘não deveria ter saído’. A participante negra que apresentou dificuldades em algumas provas, não se saiu tão bem e voltou na repescagem é ‘imunda, corta esse cabelo nojento, deveria voltar pro buraco de onde não deveria ter saído’, o participante branco na mesma situação é ‘tão fofo, meu crush’. A participante negra que chorou em uma prova ou outra por resultados bons ou não é ‘chorona, insuportável, horrorosa, deveria ter saído’, a participante branca chorando ‘é sensível, tadinha’. Os participantes negros auto confiantes e determinados são arrogantes, prepotentes e um milhão de outros xingamentos, os participantes brancos confiantes, sim, são confiantes e determinados.
Não usar xingamentos explícitos, ou falar sobre cor da pele não te faz uma pessoa livre de preconceito, suas atitudes sim são capazes de falar sobre você. E quando eu faço alguma coisa no programa que não agrada gente como vocês, tenho cada vez mais certeza que estou no caminho certo. Muito obrigado por me acordar de madrugada com uma porcaria dessas, mas que foi capaz de mostrar o quanto somos diferentes, graças à Deus. #masterchefbr #teamleo“, finalizou o jovem.

Tags:

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.