Patrícia Pillar pode concorrer ao Oscar

Por - 16/09/06 às 18:30

Márcia Lourenço/Sebah Carvalho

Dez anos depois de integrar o elenco de O Quatrilho, segundo filme brasileiro a concorrer ao Oscar na categoria de melhor longa estrangeiro, Patrícia Pillar poderá repetir a façanha. O filme Zuzu, estrelado por ela, está entre os 13 inscritos à indicação para representar o Brasil no maior evento cinematográfico mundial que ocorre em Los Angeles (EUA), e, em 2007, acontecerá no dia 25 de fevereiro. Patrícia interpreta a estilista Zuzu Angel que lutou até a morte para localizar o corpo do filho Stuart, vítima da ditadura militar, que comandou o País de 1964 a 1984.

O resultado do nome da produção escolhida para representar o Brasil no Oscar 2007 será conhecido na quarta-feira, 20, na sede do Ministério da Cultura, em Brasília. Mas a definição de que o País terá um representante só acontece no dia 23 de janeiro do próximo ano, quando a lista dos concorrentes à premiação será divulgada. O Brasil já teve filme escolhido por quatro vezes: em 1963, com O Pagador de Promessa; em 1996 com O Quatrilho; em 1998, com O Que é Isso Companheiro? e a última vez aconteceu foi em 1999, com Central do Brasil, quando Fernanda Montenegro concorreu também ao prêmio de melhor atriz.

Indicados

De acordo com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC), a  lista dos 13 filmes nacionais indicados para ser o possível representante brasileiro na festa do Oscar 2007 é a seguinte:

A Máquina, de João Falcão; Anjos do Sol, de Rudi Lagemann; Bens confiscados, de Carlos Reichenbach; Cinema, aspirinas e urubus, de Marcelo Gomes; Cafundó, de Paulo Betti e Clovis Bueno; Depois Daquele Baile, de Roberto Bontempo; Doutores Da Alegria, de Mara Mourão; Estamira, de Marcos Prado; Irma Vap – O Retorno, de Carla Camurati; O Maior Amor do Mundo", de Cacá Diegues; "Tapete Vermelho", de Luiz Alberto Pereira; Vida De Menina", de Helena Solberg;  e "Zuzu Angel", de Sérgio Resende.

Comissão

A comissão que escolherá a indicação brasileira é presidida pelo secretário do Audiovisual, Orlando Senna, além do cineasta Andrucha Waddington; a roteirista Carolina Kotscho; a diretora de festival e distribuidora Ilda Santiago; o cineasta, produtor e roteirista Jorge Bodansky; o produtor Moisés Augusto; o editor Ricardo Miranda; e a cineasta Sandra Werneck.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.