Paul McCartney sobre morte de produtor: ‘Meu segundo pai’
Por Redação - 09/03/16 às 09:39
Paul McCartney acessou sua rede social para lamentar a morte do produtor britânico George Martin, responsável pelo estrelato dos Beatles, que morreu nesta quarta-feira (9), em sua casa.
O cantor usou uma foto em seu Instagram, onde aparece, ainda moço, com George, perto de um piano, e escreveu sua despedida emocionada, comparando o amigo, que também era considerado como o "quinto Beatle", a um pai.
É difícil escolher as memórias favoritas de meu tempo com George, há tantos, mas aquele que vem à mente foi a vez eu trouxe a música Yesterday para a sessão de gravação e os caras da banda sugeriram que eu a cantasse sozinho, acompanhado apenas da guitarra.
Depois que eu tinha feito isso, George Martin disse pra mim: "Paul, eu tenho uma ideia de colocar um quarteto de cordas na gravação". Eu disse: "Oh, não George, somos uma banda de rock and roll e eu não acho que é uma boa ideia". Com a maneira gentil de um grande produtor, ele me disse: "Vamos tentar isso e se não funcionar não usamos, e vamos com a sua versão solo". Eu concordei e deu a voltei à sua casa no dia seguinte para trabalhar no arranjo.
Ele levou os acordes que eu havia mostrado e espalhou as notas pelo piano, colocando o violoncelo na oitava baixa e o primeiro violino em uma alta oitava, e me deu minha primeira lição de como cordas foram expressas por um quarteto. Quando gravamos o quarteto de cordas no Abbey Road, foi tão emocionante saber que a sua ideia era tão correta que eu fiquei falando sobre isso às pessoas por semanas. Sua idéia, obviamente, funcionou porque a música tornou-se posteriormente uma das mais regravadas, com versões de Frank Sinatra, Elvis Presley, Ray Charles, Marvin Gaye e milhares mais.
Esta é apenas uma das muitas lembranças que tenho de George, que passou a me ajudar com arranjos em Eleanor Rigby, Live and Let Die e muitas outras músicas minhas.
Tenho muito orgulho de ter tido a chance de conhecer um homem tão bom com um sentido tão aguçado de humor, que tinha a habilidade de zombar de si mesmo. Mesmo quando ele foi nomeado Cavaleiro da Rainha nunca houve o menor vestígio de esnobismo nele.
Minha família e eu, que o temos como um querido amigo, sentiremos imensa saudade e mandamos nosso amor a mulher de George, Judy, aos filhos deles, Giles e Lucy, e aos netos.
O mundo perdeu um homem verdadeiramente bom que deixou uma marca eterna na minha alma e na história da música britânica. George, Deus te abençoe e todos que navegam com você.
Paul"
Como músico, George Martin trabalhou nos arranjos de músicas dos Beatles como A Day in the Life e Yesterday. Também produziu as bandas Rolling Stones, Dire Straits, Earth, Wind and Fire, Linkin Park, os músicos Elton John, Celine Dion, Sting e o tenor Jose Carreras.
George Martin foi ganhador de vários prêmios Grammy além de um Oscar por A Hard Day's Night". Seu nome foi gravado no Hall da Fama do Rock em 1999.
Ringo Star lamenta morte de produtor dos Beatles
Paul McCartney foi barrado em festa pós-Grammy, diz site
Mulher de Paul McCartney arrasa na boa forma aos 56 anos
Morre aos 90 anos George Martin, produtor dos Beatles
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.