Paul McCartney tenta mais uma vez recuperar direitos das músicas dos Beatles

Por - 16/08/13 às 13:11

Getty Images

Paul McCartney vai tentar mais uma vez recuperar os direitos de várias músicas dos Beatles de sua autoria. Ele perdeu esses direitos depois que Michael Jackson os comprou em um leilão, há mais de 25 anos. As informações são do jornal Daily Mail.

Tudo indica que as músicas voltarão para o dono original, de acordo com o Ato de Direitos Autorais de 1976 dos EUA, que fala que músicas escritas antes de 1978 voltam a ser propriedade do compositor depois de 56 anos.

Em 1985, Michael Jackson deu um lance de US$ 47.5 milhões – entre 160 e 260 músicas – clássicas dos Beatles, incluindo Yesterday e Let It Be, em um leilão feito pela Corporação Associada de Televisão.

“Paul ressente isso há décadas. É tão pessoal quanto é um negócio. Agora ele recuperará o que é, por direito, dele”, disse uma fonte ao jornal

Na época, Paul McCartney ficou furioso por ter perdido as músicas e mais ainda de ter que pagar royalties a Michael em todo show que ia fazer.

“A coisa chata é que eu tenho que pagar para tocar algumas das minhas próprias músicas. Cada vez que eu quiser cantar Hey Jude, tenho que pagar”, reclamou ele na época.

O valor do catálogo dos Beatles atual é desconhecido, mas em 2005, a gravadora Sony pagou a Michael US$ 95 milhões por 50% dos direitos autorais.

Sem dúvida, Paul McCartney – que já é dono de uma fortuna de cerca de RS 2 bilhões – está ansioso por receber os royalties por músicas que ele escreveu nos anos 60 e 70.

Paul McCartney conta suas aventuras após separação dos Beatles
Paul McCartney visita túmulo de Elvis e deixa palheta para “ele tocar no céu”

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.