Pavel Durov, CEO do Telegram, é preso na França. Saiba tudo!

Por - 25/08/24 às 19:00

Pavel DurovBilionário chegou a ser chamado de ‘Mark Zuckerberg da Rússia’ - Foto: Reprodução/ Instagram @durov

A polícia francesa prendeu no sábado, 24 de agosto, Pavel Durov. O CEO e fundador do Telegram acabou detido logo após seu jato particular pousar no aeroporto de Le Bourget, em Paris.

Pavel Durov diz ter mais de 100 filhos

Durov, que construiu sua reputação como um magnata do setor digital, chegou ao país sob o olhar atento das autoridades. Um mandado de prisão, já ativo, autorizava a detenção imediata do empresário assim que ele pisasse em solo francês.

Frequentemente criticado por governos de diversas nações, Pavel Durov enfrenta sérias acusações relacionadas à falta de cooperação com investigações criminais envolvendo o Telegram.

A Justiça francesa, alinhada com outros países, o acusa de não colaborar com a entrega de dados de usuários suspeitos de crimes graves, como tráfico de drogas, armas, pedofilia, terrorismo e fraudes.

O Telegram, ao contrário de outros aplicativos como o WhatsApp, se recusa a cumprir ordens judiciais, gerando um impasse com as autoridades.

Essas ações resultaram na suspeita de que Durov age como cúmplice, já que sua omissão em fornecer informações permite que criminosos continuem agindo impunemente. A decisão de prender o bilionário russo em Paris veio em meio a uma investigação preliminar que já avançava há meses.

O que vai acontecer com Pavel Durov

Até o fechamento desta reportagem, as autoridades francesas ainda não haviam emitido uma nota oficial detalhando o motivo específico da detenção ou os próximos passos do inquérito.

A dúvida permanece se Pavel Durov planejava uma breve parada em Paris para reabastecimento de sua aeronave ou se ele pretendia passar um período na capital francesa.

O impacto desta prisão pode ressoar em diversos países que também enfrentam dificuldades para regulamentar o uso do Telegram em suas jurisdições. A detenção de Durov pode marcar o início de uma nova era de enfrentamento entre governos e empresas de tecnologia sobre questões de segurança e privacidade.

Quem é o CEO do Telegram

Pavel Durov é um empresário russo, criador do Telegram, aplicativo de mensagens que se destacou globalmente. Com seu irmão, Nikolai Durov, ele desenvolveu uma plataforma que se tornou um dos principais meios de comunicação digital.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

No entanto, a recusa da empresa em colaborar com investigações criminais atraiu a atenção negativa de diversas autoridades internacionais.

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino