Pelé prestigia abertura dos Jogos Mundiais de Cadeiras de Rodas

Por - 18/09/05 às 11:15

Felipe Panfili

Como em toda competição esportiva mundial que se preze, sobrou pompa e animação na solenidade de abertura do Tributo à Paz – Jogos Mundiais em Cadeira de Rodas e Amputados, na tarde de sábado, dia 17, no Rio. Atletas de 48 países disputam a supremacia em diversas categorias, até o próximo dia 24.

A equipe brasileira, anfitriã do evento, pôde conferir de perto o discurso emocionado do Ministro da Cultura, Gilberto Gil, e do Atleta do Século, Pelé. Os dois, engajados pela causa esportiva, principalmente devido às limitações dos dependentes de cadeiras de rodas e amputados, destacaram a importância do evento.

“O esporte, junto com a vontade da raça humana, é uma grande bandeira, no sentido amplo da fraternidade. Um evento como esse abastece nosso espírito fraternal e nos faz perceber o quanto nos importamos com coisas pequenas, sem necessidade”, disse o Ministro da Cultura.

Em meio a autógrafos e fotografias com fãs, Pelé falou à reportagem de OFuxico sobre os jogos mundiais.

“Esses atletas são exemplo para aqueles que desanimam, na primeira dificuldade. A gente tem sempre que se superar e esses jogos mundiais nos levam à reflexão. A integração desses países, tão diferentes cultural e socialmente, mostra que tudo é possível”, disse o Rei do Futebol.

O músico Marcelo Yuka, que em 2001 levou seis tiros, deixando-o paraplégico, esteve presente e destacou que o deficiente sofre, mas não deve ser encarado como coitado.

“Muito se fala em mexer com a auto-estima, mas não acredito que seja somente isso. Um evento desse porte, mostra a superação física e psicológica do deficiente físico. Vivemos numa sociedade que não se reconhece como um todo, e isso reflete na violência, fazendo vítimas como eu”, disse Yuka a OFuxico.

As competições acontecerão no Centro Esportivo Miécimo Silva, em Campo Grande, zona oeste do Rio, e na Escola Naval, no centro da cidade. 

 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.