‘Perdi muito papel por ser nordestina’, diz Elba Ramalho
Por Redação - 04/12/2025 - 15:43

Elba Ramalho concedeu entrevista ao canal “Os Nordestinos Pelo Mundo” (ONPM), de Leo Paiva.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
No bate-papo, Elba falou sobre a decisão de deixar o Nordeste, que ela descreve não como um abandono, mas como uma necessidade urgente de crescimento artístico.
A cantora emocionou ao descrever o momento crucial em que aceitou o convite do Quinteto Violado para se apresentar na Cidade Maravilhosa e tomou a decisão de não voltar. “Eu sonhei em alçar voo muito jovem e o sertão era muito pequeno. Eu amava tudo, mas eu queria ir embora! Eu sabia que o mundo era maior do que aquilo ali,” revelou a artista.
Elba Ramalho compartilhou os desafios que enfrentou logo no início de sua carreira. “Eu não baixava a guarda, não me fazia de vítima das circunstâncias, não desanimava, porque eu tava voando e eu estava direcionando a minha vida. Então eu estava querendo voar o mais alto possível”, disse.
O bate-papo com Leo Paiva também revisitou a intensa cena artística dos anos 70, que ajudou a moldar Elba Ramalho. Ela detalhou como foi acolhida por nomes gigantes da MPB, uma época em que se fazia “grandes amigos” e existia um forte senso de comunidade. A artista ainda relembrou a amizade com Geraldo Azevedo e a convivência com Alceu Valença, Carlos Fernando (compositor de “Banho de Cheiro”) e até mesmo Chico Buarque, autor da peça musical “A Ópera do Malandro”, na qual atuou ao lado da atriz Marieta Severo.
A cantora descreveu que em muitos momentos precisou neutralizar o sotaque e mudou diversas “coisas” para se adaptar e ganhar papéis, mas que também perdeu “muito papel por ser nordestina”.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.





















