Personagem de Sônia Braga é inspirada em escultora
Por Redação - 04/09/06 às 11:35
Após alguns anos vivendo nos Estados Unidos, onde fez vários filmes, Sônia Braga volta às novelas brasileiras. Em Páginas da Vida, ela interpreta a artista plástica Tonia Werneck, uma prima de Helena (Regina Duarte). A afinidade com a atividade artística da personagem foi imediata, conforme a atriz contou em entrevista ao site oficial da novela de Manoel Carlos:
“Sempre gostei de arte, sempre fiz alguma coisa. Quando eu fui morar em Los Angeles, tinha uma garagem que era o meu estúdio. Ali, eu fazia tudo: inventava caixas, instalações, fazia um trabalho que não posso chamar de escultura, mas tinha mesa, mobiliários… Eram umas obras estranhas…”, diverte-se Sonia.
Com a ajuda da artista plástica Sandra Guinle, que serviu de inspiração ao autor Manoel Carlos para criar a personagem, Tonia criou esculturas e outras obras. Quando a atriz e a escultora se conheceram, se identificam instantaneamente e de fato são bem parecidas inclusive fisicamente: “quando eu encontrei a Sandra, falei que éramos idênticas, mas só que ela era a minha irmã boazinha”, disse a atriz ao site da trama global.
A recíproca é verdadeira. “Está sendo uma delícia trabalhar com a Sonia. A gente tem muita coisa em comum”, conta Sandra, que foi descoberta através de um vídeo produzido pela diretora Tereza Lampreia. As imagens mostravam a exposição de Sandra: “Cenas infantis”, com esculturas de bronze que mostravam diversas brincadeiras infantis. A exposição arrastou 45 mil pessoas para um museu de São Paulo e foi um verdadeiro sucesso. A equipe toda se emocionou quando assistiu ao vídeo.
O Convite
A escultora conta que não entendeu nada quando a produtora de arte, Tiza de Oliveira, ligou contando que ela tinha sido escolhida para ser a Tonia. “Sou artista plástica”, explicou, ao que Tiza insistiu: “Mas é a Sonia Braga quem vai fazer o papel. Vai fazer você!”.
Sandra, que hoje dá aulas em universidades, é autodidata. Conta que começou brincando com a argila da beira do rio onde sua mãe lavava roupas, no interior. “O barro é o começo de tudo. Eu passava ali o dia inteiro, moldando. E fui crescendo assim. O laboratório é aquele”, explica.
Visual
Sobre o visual da personagem, Sonia explica que será bem natural. “Optamos em fazer uma coisa muito limpa, muito clean, sem afetações. Ela surge na novela num momento importante da vida, na sua vernissage, que acontece em Amsterdã, e olha como ela está: de rabinho de cavalo, pouca maquiagem, numa roupa preta”, comenta. Também, com uma beleza como a de Sonia, não há porque se encher de enfeites.
Arte para os noveleiros
Quando perguntamos às duas se acreditam que a novela será importante para difundir o gosto pela arte no Brasil, elas foram unânimes em responder que sim! “Novela é a coisa mais importante no Brasil, culturalmente”, exulta Sonia.
Sandra, como boa professora que é, dá uma aula: “É preciso entender o que é arte. Arte é aquilo que está dentro de você, que faz parte e você. E o potencial da novela é esse, que o Jayme Monjardim está sabendo fazer tão bem. Descobrir que dentro de você existe um artista, num tempo diferente, num ritmo diferente, mas também um artista que merece ser respeitado”, define.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.