Petria Chaves, jornalista da CBN, apresenta documentário no History

Por - 06/11/20 às 15:15

Kris Knack

No documentário A Verdade Da Mentira, a jornalista Petria Chaves, âncora do Revista CBN, conversa com colegas de profissão, fundadores de agências de checagem de fatos (fact-checking), especialistas em produção e marketing digital, acadêmicos e com pesquisadores do ambiente digital e de comportamento humano.

Os entrevistados buscam as causas e consequências da disseminação de conteúdos comprovadamente desinformativos acelerada pelo uso da tecnologia, apontam as características e funções dos bots – perfis automatizados nas redes sociais – e como vêm sendo utilizados nas mídias sociais e na internet no geral.

A obra estreia neste domingo (08), 20h45, no canal History e já está disponível no NET NOW, Looke e Vivo Play e no site oficial do lançamento.

“Vivemos um momento singular na história da humanidade. As tecnologias revelam seu potencial utópico e distópico como nunca antes. Nós, do Instituto Tecnologia e Equidade, pesquisamos, compartilhamos e trocamos conhecimento com os diversos atores da sociedade preocupados com o impacto da desinformação no processo democrático”, declarouAriel Kogan, codiretor do IT&E.

“Este filme representa uma contribuição do IT&E no sentido de avançar no fortalecimento da democracia num mundo cada vez mais digital e complexo”, completou ela.

“Buscamos alguns dos maiores especialistas do Brasil para nos explicar sobre o fenômeno da desinformação. A cada entrevista, mergulhamos mais nesse universo e adquirimos ferramentas para entender o momento que vivemos e compreender melhor a política nesse palco digital”, explicou Petria Chaves.

“Conversamos, por exemplo, com equipe de marketing nas redes que nos explicaram como políticos vêm buscando esse serviço, muitas vezes num desserviço à sociedade. Nossa intenção era dissecar o fenômeno das chamadas fake news para trazer mais consciência sobre nosso voto e nossas escolhas em tempos de tanta polarização”, disse ela.

Com o objetivo de aumentar o alcance do filme e possibilitar ainda mais opções para o público assistir ao lançamento, será usada a Eyelet, primeira plataforma de licenciamento de streaming global que trabalha com o conceito de codistribuição em seu modelo de negócios.

A Eyelet oferece um modelo de negócio inovador, no qual qualquer publisher interessado em divulgar o filme (via resenha, material, etc.) pode se cadastrar na plataforma para receber as receitas dos licenciamentos gerados a partir do link dele. Um grande atrativo é que o usuário assiste ao filme na página do publisher, sem redirecionamento.

A Verdade da Mentira é uma produção ELO Company, em coprodução com canal HISTORY e o Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E). O documentário conta com entrevistas de Pedro Dória, editor do Canal Meio; Angela Pimenta, presidente do Projor; Cristina Tardáguila, fundadora da Agência Lupa e diretora adjunta da International Fact-Checking Network (IFCN); Laura Chinchilla, ex-presidente da Costa Rica e Observadora da OEA; Marco Aurélio Ruediger, diretor da FGV DAPP; Thiago Rondon, diretor do Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E), entre outros.

Por meio do IT&E e da ELO Company, a campanha de lançamento do filme contará com o evento online “Os limites do discurso de ódio nas redes sociais”. O encontro, 30/10, 15h, terá a participação dos representantes da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), FGV Direito/SP – CEPI, Agência Lupa, MCCE e FGV-DAPP.

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Confira sinopse e trailer:

A jornalista Petria Chaves investiga como as estruturas de desinformação online operam, qual a influência que elas podem ter numa campanha eleitoral e os esforços que vêm sendo feitos para coibir abusos que estejam sendo cometidos.

Sem militância ou proselitismo político, movida pela honesta curiosidade intelectual para entender as mudanças tecnológicas que afetam a vida na sociedade, com o intuito de defender e preservar a natureza do processo eleitoral, coração da organização social dos países democráticos.

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