Polêmica das biografias será votada nesta quarta
Por Redação - 22/10/13 às 20:48
Na semana passada, uma polêmica envolveu o nome da empresária Paula Lavigne. Tudo por conta de sua participação no programa Saia Justa, do canal pago GNT, onde discutiu com uma das jornalistas presentes sobre biografias não autorizadas. Lavigne defende a ideia de que uma biografia só pode ser publicada mediante autorização do biografado ou de seus herdeiros.
Mas não é só Paula que faz essa reivindicação. Chico Buarque, na mesma semana, escreveu um artigo onde condena o autor da biografia de Roberto Carlos. Caetano Veloso, Djavan, Gilberto Gil, Milton Nascimento, entre outros artistas também apoiam a censura prévia para obras que falem de suas vidas pessoais e carreira.
Haverá uma votação no plenário da Câmara, proposta pelo deputado Henrique Eduardo Alves, sobre um projeto do deputado Newton Lima (PT-SP) ,que autoriza a publicação das tais biografias não autorizadas. Tal projeto modifica o artigo 20 do atual Código Civil brasileiro para garantir a divulgação de imagens e informações biográficas sobre pessoas de notoriedade pública, cuja trajetória pessoal tenha dimensão pública ou cuja vida esteja inserida em acontecimentos de interesse da coletividade.
Ainda sobre a liberdade de publicação de biografias, vários autores e biógrafos são contrários ao posicionamento do grupo Procure Saber, que é coordenado por Paula Lavigne e tem como integrantes, além de músicos e compositores, artistas de outras áreas.
Paula Lavigne promove show para ajudar a família do pedreiro Amarildo
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.