Polícia prende MC Estudante por agressão e descumprir medida protetiva

Por - 17/10/2025 - 11:19

MC Estudante é presoMC Estudante é preso - Foto: Reprodução/ TV Globo

A Polícia Civil prendeu o rapper MC Estudante, nome artístico de Carlos Cardoso Faria, na manhã desta sexta-feira, 17 de outubro, em uma casa localizada em Guadalupe, Zona Norte do Rio.

De acordo com as autoridades, o artista estava foragido desde a expedição de um mandado de prisão pelo 5º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, datado de 10 de outubro.

MC Estudante chegou a ficar foragido

O mandado foi motivado por descumprimento de medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha, em um processo movido por sua ex-namorada, Maria Eduarda Paim, que o acusa de agressão e perseguição. Conforme apuração policial, o cantor já figurava como investigado em outros procedimentos relacionados a violência doméstica e ameaças.

A prisão ocorreu sem resistência. Após o cumprimento da ordem judicial, MC Estudante foi levado para uma delegacia na capital, onde passou por procedimentos de praxe antes de ser encaminhado ao sistema prisional.

Defesa e novas acusações

A advogada Juliana Nascimento, responsável pela defesa de Carlos Cardoso, afirmou que já entrou com pedido de revogação da prisão e impetrou habeas corpus. Ela reforçou que o artista nega todas as acusações e alega ser alvo de uma campanha de difamação.

Juliana sustenta que a decisão judicial se baseou em um vídeo publicado nas redes do cantor, no qual ele teria mostrado uma gravação em que Maria Eduarda o agredia. Conforme a defesa, a publicação teria motivado o mandado de prisão.

Agressões e cárcere privado

Maria Eduarda, por sua vez, declarou em entrevista que foi vítima de agressões físicas, ameaças e cárcere privado durante o relacionamento. Ela disse ainda teve que se demitir de três empregos, além de relatar ameaças de exposição de vídeos íntimos. O caso chegou como denúncia às autoridades em junho.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Em contrapartida, MC Estudante também registrou uma ocorrência contra a ex-namorada por calúnia, lesão corporal, ameaça e difamação. A disputa entre os dois se estendeu para as redes sociais, onde Maria Eduarda afirmou ter virado alvo de xingamentos e ataques públicos. Ela procurou a polícia duas vezes para relatar as perseguições.

O advogado Gabriel Oliveira, representante de Maria Eduarda, declarou que a equipe jurídica trabalha para garantir o cumprimento da justiça em favor da vítima. Em contrapartida, a defesa de MC Estudante sustenta que ele nunca perseguiu a ex-companheira e afirma que ela deverá responder judicialmente por racismo.

Tags: ,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino