Portadores da Síndrome de Down se destacam em diversas profissões. Veja!

Por - 21/03/22

Samanta Quadro, Ariel Goldenberg e Isabella TejadaFotomontagem: Divulgação TV Globo/AgNews/FAcebook

Dia 21 de março foi a data escolhida para representar o Dia Internacional da Síndrome de Down. É uma data que não foi escolhida aleatoriamente, pois a síndrome é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares. Desde 2006, a data vem ganhando cada vez mais espaço, por tamanha importância.

Como todas as pessoas que conheço, com filhos portadores desta síndrome dizem, “O Down tem um cromossomo a mais: o cromossomo do amor”. E é verdade, pois o tanto de amor e carinho que essas pessoas emanam é incrível. Down não é doença e os portadores são capazes de fazer inúmeras coisas com muita responsabilidade e profissionalismo.

Leia+: Maju de Araújo prepara evento do Dia Internacional da Síndrome de Down

O assunto traz pautas sobre muitas questões que cercam a vida do down, inclusive a inclusão no mercado de trabalho. Não é mais raro ver atletas, artistas e outras profissões, exercidas por quem tem a síndrome. Isso é de extrema importância, pois é necessário que o indivíduo se reconheça como parte do mundo do trabalho, como pessoa independente, além de fortalecer o sentido de cidadania de jovens e adultos.

Artigo 27 da Convenção da ONU

Veja o que diz o artigo 27 da convenção da ONU, sobre os direitos das pessoas com deficiência: “Os Estados Partes reconhecem o direito das pessoas com deficiência ao trabalho, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Esse direito abrange o direito à oportunidade de se manter com um trabalho de sua livre escolha ou aceitação no mercado laboral, em ambiente de trabalho que seja aberto, inclusivo e acessível a pessoas com deficiência.”

PROFISSIONAIS COM DOWN

Hoje em dia é muito bom ver que as pessoas portadoras da síndrome de Down atuando em várias faces do mercado de trabalho! OFuxico separou alguns exemplos. Confira!

Samanta Quadro

Mel (Samanta Quadro) em Um Lugar ao Sol
Foto: Divulgação TV Globo

Em “Um Lugar ao Sol”, o público se apaixonou com o jeito meigo de Samanta Quadro. Em cena, ela é Mel, filha de Paco (Otávio Müller) e Helena (Claudia Mauro), que trata a garota como criança por ela ter a síndrome de Down.

Joana Mocarzel

Joana Mocarzel
Fotomontagem Reprodução TV Globo/Instagram @jomocarzel

Em 2006, Joana Morcazel era pititiquinha e já trabalhava como atriz. Ela estrelou a novela “Páginas da Vida, ao lado de Regina Duarte e Lilia Cabral. Na trama, ela interpretou Clarinha, era rejeitada pela avó, papel de Lília. Hoje, uma moça, com 22 anos, ela ingressou na faculdade de Artes Cênicas, pois deseja muito seguir com a carreira de atriz.

Ariel Goldenberg

Ariel Goldenberg
Foto: AgNews

Ariel Goldenberg é um ator brasileiro, que ficou famoso por seu trabalho em “Colegas” (2021). Ele também se dedicou à uma campanha, para um ator de quem é fã, a #VemSeanPenn, pedindo a presença do ator americano Sean Pen, na estreia do seu longa. O ator não pode vir, mas, em compensação, recebeu Ariel e sua esposa Rita Pokk em sua casa, nos Estados Unidos.

Fernanda Honorato

Fernanda Honorato
Foto: Reprodução Instagram @fernandahonorato_01

Fernanda Honorato é a primeira brasileira com síndrome de Down a se tornar repórter. Ela atua no Programa Especial da TV Brasil desde 2006. Além de repórter, a carioca atuou no teatro, faz dança cigana e é atleta de natação da Sociedade de Síndrome de Down. Em fevereiro deste ano, ela tomou posse como umas das conselheiras no Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, na pasta de pessoas com deficiência intelectual.

Chris Burke

Chris Burke
Foto: Reprodução

Chris Burke é um astro de Hollywwod. portador da Síndrome de Down, ele esteve no elenco dos filmes “O Sorriso de Mona Lisa”, no seriado “ER” e “Um Toque de Anjo”. Burke é Embaixador da “National Down Syndrome Society”, e viaja mundo afora divulgando informações sobre a síndrome.

Breno Viola

Breno Viola
Foto: Reprodução Instagram @breno.viola

Breno Viola foi o primeiro judoca com síndrome de Down a receber a faixa preta no continente americano. Ele também é o praticante da modalidade que conquistou o segundo dan da faixa preta no mundo.! E também o primeiro a ganhar a medalha Special Olympics fora do país. Ele é namorado da atriz Samanta Quadro há cerda de 9 anos.

PKN

Banda PKN
Foto: Divulgação

A Finlândia é palco de uma banda Punk onde todos os integrantes são portadores da Síndrome de Down ou autismo. Trata-se da PKN (Pertti Kurikan Nimipaivat), que foi semifinalista, em 2015, do Eurovision, o maior concurso musical da Europa.

Maria de Orleans e Bragança

Maria Cristina de Orleans e Bragança
Foto: Reprodução YouTube

Maria de Orleans e Bragança é tataraneta da princesa Isabel. Ela é a única brasileira, das 37 princesas da família real, portadora de Síndrome de Down e não deixou que nada a freasse: batalhou por tudo que lutou, é escritora e já lançou dois livros: “Cartas de Amor” e “Shiwa e Seus Companheiros”.

Madeline Stuart

Madeline Stuart, Modelo
Foto: Reprodução Instagram @madelinesmodelling_

Modelo profissional australiana nascida em 1996. Decidiu seguir o sonho de ser modelo em 2014, após assistir a um desfile de moda na cidade de Brisbaine. Tornou-se conhecida e tem particpado em diversas semanas da moda em Nova Iorque, Paris e Londres. Participou também três vezes nos Jogos Olímpicos Especiais.

Isabella Tejada

Isabella Tejada
Foto: Reprodução Instagram @DowntoXjabelle

Isabella Tejada seguiu os passos da avó, que era designer. Ela mesma criava as roupas para suas bonecas e decidiu cursar moda e desenvolveu sua própria linha de roupas inspirada na Guatemala, criando peças descoladas.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---