Prêmio Shell anuncia vencedores em São Paulo

Por - 19/04/06 às 18:13

A montagem de Oração Para um Pé-de-Chinelo foi um dos destaques do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo para a temporada 2005, entregue na noite desta terça-feira, dia 18. O espetáculo levou dois prêmios: o de melhor ator, para Norival Rizzo, e o de melhor atriz, para Denise Weinberg.

A cerimônia comandada pela atriz Beth Goulart concedeu ainda a estatueta de direção para Rodolfo García Vázquez, em A Vida na Praça Roosevelt. A autoria de Por Elise rendeu o prêmio a Grace Passô. 

A 18ª edição da premiação fez homenagem especial ao ator Gianfrancesco Guarnieri por sua contribuição ao teatro brasileiro. Na festa no Buffet Giardini, ele foi representado pelo filho Flávio.

O vencedor de cada categoria recebeu uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil.

Prêmio Shell de Teatro

Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro é oferecido aos destaques do ano, no Rio e em São Paulo, separadamente, nas categorias autor, diretor, ator, atriz, cenografia, iluminação, música, figurino e categoria especial, em que disputam os profissionais não relacionados nas demais.

O júri de São Paulo é formado por Kil Abreu (jornalista e pesquisador do teatro), Silvana Garcia (pesquisadora e dramaturgista), Valmir Santos (jornalista), Marici Salomão (autora teatral e jornalista) e Maria Lúcia Candeias (professora e crítica teatral), que deixa o júri este ano, sendo substituída por Fábio Namatame, que passa a acompanhar as montagens da temporada 2006.

Confira os vencedores da temporada 2005 do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo:

Autor:
– Grace Passô, por “Por Elise”

Diretor:
– Rodolfo García Vázquez, por “A vida na Praça Roosevelt”

Ator:
– Norival Rizzo, por “Oração Para Um Pé-de-chinelo”

Atriz:
– Denise Weinberg, por “Oração Para Um Pé-de-chinelo”

Cenário:
– Osvaldo Gabrieli, por “Os Sertões – A Luta: Primeira Parte”

Figurino:
– Claudia Schapira, por “O Que Eu Entendi do Que o Tom Zé Disse”

Iluminação:
– Beto Bruel, por “Avenida Dropsie”

Música:
– Dagoberto Feliz, por “El Dia Que Me Quieras”

Categoria especial:
– Elisete Jeremias, pela direção de cena de “Os Sertões – A Luta: Primeira Parte”

Homenagem especial:
– Gianfrancesco Guarnieri – pela contribuição ao teatro brasileiro.
 
 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.