Principe Harry e Meghan Markle são acusados de mentir em entrevista

Por - 20/03/21 - Última Atualização: 6 abril 2021

Reprodução/Instagram

Especialistas em assuntos da realeza querem que o Príncipe Harry e Meghan Markle se desculpem com a rainha Elizabeth II por terem dado a entender que o filho, Archie Harrison, não recebeu o título de Príncipe por causa de sua raça, quando eles sabiam exatamente o motivo pelo qual o menino não tinha direito ao título. 

Em entrevista à revista US Weekly, a comentarista Katie Nicholl e o biógrafo real Hugo Vickers asseguraram que a Duquesa de Sussex, assim como Harry, conheciam as verdadeiras razões e advertem que não teve nada a ver com a cor da pele do bebê ou por causa da raça da mãe. 

"Meghan sabia que isso era por uma razão constitucional estabelecida e Harry definitivamente sabe também", disse Nicholl. 

“Acho que foi falso juntar tudo isso e sugerir que Archie não é um príncipe por causa da cor de sua pele. Acho que foi trapaça.", considera a especialista. 

Vickers acrescentou que não conseguia ver por que o menino de um ano precisaria de proteção. 

Ele disse: "Não sei quantas crianças de um ano precisam de uma equipe de seguranças, porque normalmente são sua segurança é coberta por seus pais e o Príncipe Harry tinha muita segurança na época", disse.

Para o expert, os Duques deveriam se desculpar com a rainha por tê-la colocado numa posição assim. 

Uma fonte do Palácio rejeitou as afirmações de Meghan quando disseram à Us Weekly por que Archie não pode ter um título: 

"O palácio diz que não tem nada a ver com raça. De acordo com o protocolo real estabelecido pelo Rei George V, somente aqueles na linha direta de sucessão ao trono obtêm os títulos de príncipe ou princesa. Sendo assim Archie receberia o título de príncipe assim que seu avô, o príncipe Charles, assumir o trono como rei", afirmou. 

 

Archie só será príncipe quando Charles for rei

 

Parece que nem mesmo o Príncipe Harry conhece todos os protocolos oficiais da monarquia. Depois que ele e Meghan Markle deram a entender na entrevista com Oprah Winfrey que o título de Príncipe foi tirado do filho por conta, supostamente, de sua cor, especialistas em temas da realeza britânica fizeram um esclarecimento. 

De acordo com os protocolos estabelecidos pelo Rei George V em cartas patentes que datam de 1917, Archie não tem o direito automático ao título de Sua Alteza Real ou Príncipe, porque na época de seu nascimento, ele era bisneto de um soberano, e não um neto. 

Archie só terá direito a esses títulos quando o Príncipe Charles assumir o trono. 

A publicação rebate dizendo que 'Archie não foi desprezado'. 

Markle disse a Oprah que enquanto ainda estava grávida do filho, ela foi informada que ele não teria um título real e que eles não teriam direito a segurança. 

Questionada por Oprah se ela acha que foi 'por causa de sua raça', Markle pareceu concordar. 

“Ao mesmo tempo – temos uma conversa paralela de, 'Ele não terá segurança, ele não receberá um título', e também preocupações e conversas sobre como sua pele pode ficar escura quando ele nascer", ela respondeu. 

Oprah quis saber se o título era importante para ela, e Meghan disse: “Se isso significava que ele estaria seguro, então é claro” 

E acrescentou: "Mas toda a grandeza em torno dessas coisas é um anexo que não tenho… Já fui garçonete, atriz, princesa, duquesa… Tenho certeza de quem sou, independente dessas coisas. O título mais importante que terei é ‘Mãe’”. 

Esclarecendo que o Príncipe George – filho mais velho do irmão mais velho de Harry, o príncipe William – tinha o direito ao título de "príncipe" porque ele está na linha direta de sucessão ao trono, relatou o Guardian. 

Antes do nascimento de George, a rainha emitiu documentos para garantir que os filhos do duque e da duquesa de Cambridge Kate Middleton, teriam os títulos de príncipe e princesa, porque estão na linha direta ao trono. Já Archie não tem esse direito. 

Seu pai, Harry, é o sexto na linha de sucessão ao trono, e suas chances de ascensão se tornarão ainda menos prováveis ​​se William e Kate tiverem mais filhos – e assim que George, Charlotte e Louis tiverem seus próprios filhos também.

Princesa Diana é homenageada em Dia das Mães
Donald Trump desafia Meghan Markle mais uma vez

---

Tags: ,