Programas que resistem ao tempo e à concorrência na TV

Por - 13/11/11 às 12:38

Foto-Montagem

O tempo passa, o tempo voa, mas alguns programas na TV nunca saem de moda. O Programa Raul Gil, por exemplo, é o que está há mais tempo no ar. O Homem do Banquinho entrou no ar antes mesmo de Silvio Santos. Raul Gil estreou em 1967 após a saída de José Vasconcelos.
 

O primeiro programa do apresentador – atualmente no SBT – foi o Raul Gil Room pela Rede Excelsior. Ele ainda passou por Rede Tupi, Record, SBT, TV Rio, Rede Manchete e  Bandeirantes. A fórmula, porém, não muda. Programa de auditório, Raul Gil tem entre seus sucessos os quadros Eu e as Crianças, Pra Quem Você Tira o Chapéu? e Jogo do Banquinho.

 


O dono do SBT, por sua vez, chegou às redes nacionais em 1968, ainda na TV Paulista, que logo depois seria comprada pela Globo. Mas nos anos 80, Silvio Santos levou seu patrimônio para o SBT. Atualmente, o Programa Silvio Santos consegue boas audiências no domingo com seu programa e quadros como o Jogo dos Pontinhos, quadro em que artistas precisam escrever as respostas feitas por Silvio Santos. As “colegas de programa” do apresentador devem acertar para ganhar R$ 50.

 

Em 1969, o contemporâneo de Silvio Santos, o Jornal Nacional, deu seus primeiros passos. O telejornal, da Globo, é líder de audiência e resiste até hoje. William Bonner e Fátima Bernardes são os apresentadores atuais. A revista eletrônica do Fantástico chegou às casas das pessoas em 1973. O formato chegou a espantar o público recentemente, mas a Globo repaginou o programa e colocou novos apresentadores – Patrícia Poeta e Zeca Camargo.

 

A Globo aproveitou o ano de 73 para estrear outro programa. Dono das noites de sexta-feira, o Globo Repórter chegou às casas dos brasileiros no lugar de Globo Shell Especial. Amaury Jr. é outro da velha guarda. O programa de entrevistas, com celebridades em festas de alto nível, passou por diversas emissoras e começou em 1982. Entre um sorriso aqui outro ali e uma entrevista acolá, Amaury Jr. esteve na Record, Bandeirantes e, agora, Rede TV!.

 

Enquanto isso, sem um apresentador fixo, o programa Roda Viva também é velhinho no cenário da TV. O programa da Cultura foi ao ar em 1986. Tradicionalmente nas noites de segunda-feira, o programa sempre entrevista um nome de peso, que fica ao centro, com os entrevistadores a seu redor.

 

No mesmo ano, a Rainha Hebe Camargo estreou seu programa. Após anos e anos no SBT, a dona dos selinhos se mudou para a Rede TV!. Jô Soares, que lançou mais um livro recentemente, é o próximo na lista. Com seu programa de entrevistas, o humorista entra na casa dos brasileiros desde 1988, um ano antes do Domingão do Faustão.

 

Programa de auditório, o formato ainda é um dos líderes de audiência. Atualmente, Faustão comanda quadros de sucesso como o Dança de Famosos, Se Vira nos 30 e as velhas Vídeo Cassetadas.

 

Já Serginho Groisman, que mantém seu público adolescente, começou com o formato em 1991. Nove anos depois, ele chegou à Globo e manteve o mesmo formato do programa voltado para os jovens. Por fim, Gugu, hoje na Record, iniciou seu programa, em 1993, para concorrer com o Domingão do Faustão.

Todos os programas têm boa audiência. Logo, os telespectadores não se livrarão tão fácil da experiente trupe da TV.

O Fuxico: O site que é referência sobre famosos. Notícias apuradas, sempre em primeira mão.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.