Projeto Revelando Os Brasis recebe apoio de famosos

Por - 20/10/06 às 09:42

Felipe Panfili

Ao participar da cerimônia de lançamento dos 40 vídeos do projeto Revelando Os Brasis – Ano II, o Ministro da Cultura, Gilberto Gil, afirmou que o projeto dedicado à inclusão audiovisual de habitantes de cidades com até 20 mil habitantes, é uma forma de educar. Gil estava feliz pelo número de inscrições de participantes, que chegou a 870, dobrando a quantidade de inscritos na primeira edição.

“Educar, cada vez menos, é sentar na sala de aula para aprender. Os espaços se ampliaram e um projeto como o Revelando Os Brasis vai à direção de juntar as várias maneiras de se dar oportunidades a esse povo que vive aqui. É uma tendência da América do Sul, que daqui a pouco estará na África, e uma prova de que o Brasil está comprometido com essa política planetária de educar”, destaca Gil.

O Ministro foi muito aplaudido por famosos como Dira Paes, que atuou como mestre-de-cerimônia do evento realizado na noite de quinta-feira, 19, no Cine Odeon-Br, na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro, quando os 40 vídeos, produzidos em digital, foram exibidos. E também por Cristiana Oliveira e Joana Balaguer, que estavam na platéia formada, na sua maioria, pelos próprios participantes do projeto.

Um momento emocionante ocorreu quando José Francisco, conhecido como o Dedé de Carnaúba (referência à cidade onde ele mora no Rio Grande do Norte) falou em nome dos 40 participantes.

“Estou com as pernas tremendo, mas, felizmente, a gente fala é com boca. Esse projeto é a prova de que o Brasil tem um potencial enorme em termos culturais, que, infelizmente, ainda caminha em passo lento. O Revelando Os Brasis prova que gente como eu, que mora numa cidade de oito mil habitantes, num cantinho escondido do Nordeste, está contribuindo para a cultura do nosso País”.

O Secretário do Audiovisual, Orlando Senna, disse que o projeto fala por si só e que ao promover a inclusão audiovisual está criando espaços para se conhecer melhor a identidade da cultura brasileira. E João Alegria, supervisor artístico do Canal Futura, disse que a emissora ficou enamorada pelo projeto desde o primeiro momento.

Revelando Os Brasis

Parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e o Instituto Marlin Azul, o projeto Revelando Os Brasis faz parte de um conjunto de ações para promover a inclusão audiovisual e democratizar a criação e o acesso ao cinema em cidades com até 20 mil habitantes.

Os participantes freqüentaram oficinas de formação e capacitação, em junho passado, no Rio de Janeiro, quando tiveram aulas de roteiro, direção, fotografia e câmera, som, direção de arte, produção, edição e mobilização.

Os 40 selecionados vieram de locais como Jordão, no Acre; Barra da São Miguel, na Paraíba; e Chuí, no Rio Grande do Sul. Depois das oficinas no Rio, eles retornaram às suas cidades natais para a produção e a realização dos vídeos, documentários ou ficções, de até 15 minutos, em formato digital.


×