Quatro drag queens brasileiras que estão bombando
Por Redação - 20/06/17 às 16:20
As drag queens se tornaram (mais) populares depois que o reality RuPauls’ Drag Race chegou ao alcance das pessoas, primeiro nos Estados Unidos e, posteriormente, sendo exibido aqui no Brasil também, pela Netflix.
De lá para cá, o fenômeno veio crescendo e se tornou o que é hoje. Mais do que roupas e maquiagens coloridas e bem (muito bem, por sinal!) elaboradas, o movimento é, na verdade, uma luta pela representatividade e, claro, por respeito.
Prova disso é a parada do orgulho LGBTQ que, todos os anos, reúne lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e ativistas, que lutam à favor de seus direitos.
No último domingo (18), a Parada Gay, como é popularmente chamada, trouxe milhares de pessoas à Avenida Paulista, em São Paulo, com shows de Anitta, Daniela Mercury e, como não poderia deixar de ser, Pabllo Vittar, entre outros.
Abaixo, separamos as quatro drag queens que estão bombando no País, levantando a bandeira de que merecem respeito sim, e que é possível ser feliz de todas as formas.
Gloria Groove
Gloria Groove é uma das cantoras e drag queens mais conhecidas atualmente. No início de 2016 ganhou notoriedade ao lançar o videoclipe da música Dona, tremendo sucesso até hoje. Em menos de três meses, o vídeo chegou a um milhão de visualizações no YouTube. Em fevereiro de 2017, Gloria lançou o álbum O Proceder. A maioria de suas letras retratam sua vida como gay e drag queen de periferia, com um ponto de vista mais pessoal.
Aretuza Lovi
Aretuza já era conhecida do público há algum tempo, mas foi participando do quadro Bishow, do programa Amor & Sexo, da Globo, em 2016, que firmou o nome no cenário brasileiro. No começo deste ano, lançou a música Catuaba, em parceria com Gloria Groove. O hit, é claro, está na playlist da maioria das baladas GLS da capital Paulista e, claro, em nossos corações também.
Lia Clark
No começo de 2016, Lia Clark se lançou na carreira musical com o single Trava Trava. Rapidamente, o hit atingiu enorme visibilidade nas plataformas de streaming, chegando à segunda posição das canções mais virais do mundo no Spotify. No YouTube, o videoclipe da canção foi visualizado mais de 30 mil vezes só no dia de seu lançamento. Poderosa, hein?
Em janeiro de 2017, Lia lançou o clipe do single Chifrudo, em conjunto com a funkeira Mulher Pepita. No mês seguinte, a popularidade do vídeo rendeu à artista uma parceria com a Avon, criando o Baile de Boneca, um bloco de Carnaval inspirado no clipe da canção. Por ser considerada a primeira drag queen funkeira do País, o trabalho de Clark é citado com um marco para o ativismo LGBT brasileiro, ao lado de Pabllo Vittar e Gloria Groove, por exemplo.
Pabllo Vittar
Pabllo Vittar canta, profissionalmente, desde 2013. Mas só ganhou notoriedade no final de 2015, ao lançar um videoclipe de Open Bar, versão em português da música Lean On, do Major Lazer. Em menos de três meses, o vídeo atingiu a marca de um milhão de visualizações no YouTube.
Posteriormente, vieram os sucessos Todo Dia, hit do Carnaval 2017, K.O, e o mais recente, Sua Cara, parceria com Anitta e Major Lazer, que ganhará um clipe gravado no Marrocos.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.