Queen exclui sucesso de álbum com medo do “cancelamento”

Por - 21/08/23 às 15:20

Queen exclui sucesso de álbum com medo do "cancelamento"Foto: Grosby Group

Em um movimento surpreendente, a icônica faixa do Queen, “Fat Bottomed Girls” ficou de fora do aclamado álbum ‘Greatest Hits’ (1981). A decisão surgiu como uma tentativa de evitar a “cultura do cancelamento”. A Universal Music optou por não incluir o hit na versão do álbum para a plataforma de streaming Yoto. A faixa poderia ser traduzida livremente no Brasil como “Garotas com Popozão” ou “Garotas Bundudas”.

A faixa de 1978, escrita pelo guitarrista Brian May, foi apreciada por gerações de fãs como uma homenagem humorística do rock’n’roll a um jovem apaixonado por mulheres de formas mais cheias.

Nos dias atuais, 45 anos depois de seu lançamento, parece que letras como “deixado sozinho com a grandona Fanny, ela era uma babá tão travessa, mulherão, você fez de mim um menino malvado” e “garotas de popozão, são vocês que fazem o mundo do rock girar”, em tradução livre, foram afetadas pela cultura de cancelamento por questões sociais e raciais.

“Greatest Hits” vendeu mais de 25 milhões de cópias vendidas globalmente e representa um dos discos mais populares de todos os tempos. Nele classicos do Queen como “Bohemian Rhapsody”, “Don’t Stop Me No” e “We Will Rock You” compartilhavam o espaço com “Fat Bottomed Girls”.

Repercussão na Indústria

O Daily Mail britânico buscou opiniões de profissionais da música sobre a escolha da Universal de excluir o hit. “Não podemos mais ter uma canção leve na atualidade?”, questionou um empresário, mantendo o anonimato. “Por que não celebrar a diversidade de corpos na música?”

Uma outra fonte disse ao Mail on Sunday: “É o assunto da indústria musical, ninguém consegue entender por que uma canção tão bem-humorada e divertida não pode ser aceitável na sociedade atual”.

Na época do seu lançamento, a capa original do single, retirada do álbum “Jazz” do Queen, apresentava uma mulher vestida de forma insinuante montando uma bicicleta, mas foi alterada depois que algumas lojas se recusaram a vendê-la.

Líder da banda evita falar

Até agora, Brian May e a equipe do Queen mantêm silêncio sobre a exclusão da faixa. Contudo, em 2008, May revelou à revista Mojo: “Componho pensando no Fred [Mercury]. É o que fazemos quando temos um vocalista que admira tamanhos generosos… Sejam em mulheres ou homens”.

Para os fãs da banda, o filme ‘Bohemian Rhapsody’ (2018) oferece uma perspectiva romanceada sobre a vida de Freddie Mercury e a trajetória do Queen.

A gravadora Universal explica que a proposta de relançar o álbum “Greatest  Hits” recém-lançado álbum de maiores sucessos da  Yoto, lançado em colaboração com a gravadora Universal do Queen, tem como objetivo apresentar a banda a um público mais jovem.

Brian May, líder do Queen
Brian May, líder do Queen não fala sobre música excluída do álbum – Grosby Group

Ouça “Fat Bottomed Girls” abaixo:

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.