Rafaela Mandelli dispensa laboratório para viver garota de programa
Por Redação - 26/05/13 às 10:00
Rafaela Mandelli é do tipo de atriz estudiosa, que mergulha fundo no universo do papel que interpreta. Por isso mesmo, o processo de construção de Karen, uma das protagonistas de O Negócio, próxima série do canal pago HBO, foi surpreendente. Ao contrário do que costuma fazer em seus trabalhos, dessa vez, Rafaela não participou de nenhum laboratório para compreender a atmosfera em que a personagem – uma garota de programa de luxo – está inserida. Principalmente pelo fato de produções que abordam o mesmo tema já terem sido realizadas à exaustão.
"A direção não queria nenhuma referência de fora para gente não vir armada, com uma coisa pronta, já que é um tema que muita gente falou", explica, durante sessão de fotos no Jardim Botânico, parque localizado na zona sul do Rio de Janeiro.
Assim que soube que a indicação era não realizar nenhum tipo de pesquisa e muito menos conhecer garotas de
programa, Rafaela pensou que teria grandes dificuldades. Mas, no decorrer dos encontros com a equipe, percebeu que a troca com cada um poderia ser igualmente enriquecedora para seu papel.
"Eu nunca tinha feito um processo assim, de construção de personagem única e exclusivamente junto com a direção. Foi muito interessante", avalia.
Na trama, Karen e outras duas colegas de profissão – Luna e Magali, vividas por Juliana Schalch e Michelle Batista – resolvem aplicar estratégias de marketing para alavancar o trabalho.
"Quando li o roteiro, fiquei pensando o que iriam fazer para colocar essas estratégias dentro dessa profissão, que é o mais legal. Não tem como entregar muito porque são várias jogadas de marketing interessantes e que cabem no contexto", despista.
Pelo próprio perfil de Karen, não é de se admirar que Rafaela tenha protagonizado cenas sensuais. A princípio, a atriz ficou um pouco preocupada com as sequências nada fáceis. Mas, como já vinha participando de leituras com o elenco e equipe de produção, se sentiu confiante e à vontade no "set". "Claro que na hora você se preocupa um pouco com o corpo. Mas, quando a cena começa e você já está dentro dela, vai embora", assegura.
Para gravar os 13 episódios da série, Rafaela ficou cerca de seis meses praticamente só em São Paulo, trabalhando 12 horas por dia. A nica folga semanal era o tempo que tinha para resolver assuntos pessoais e estudar as cenas seguintes.
"Nunca tinha ficado tanto tempo em São Paulo para trabalhar. Foi muito difícil, cansativo, mas também prazeroso", pondera.
Com uma linguagem próxima à do cinema, a produção teve quase todas as suas sequências captadas por uma única câmara de alta tecnologia, a Arri Alexa, mesmo equipamento utilizado em produções como Game of Thrones e Hugo Cabret.
"Estou muito a favor dessa linguagem de série. Acho que é um mercado que está se abrindo mais ainda", avalia.
O desejo de focar com mais afinco em produções curtas e com roteiros fechados é refletido nos últimos trabalhos de Rafaela. Em 2012, ela protagonizou a microssérie Fora de Controle e, em 2011, atuou em Sansão e Dalila, ambas da Record.
"Acho muito interessante ter a possibilidade de construir a trajetória de um personagem com início, meio e fim", conta.
Mas isso não significa que a atriz não queira mais fazer novelas. Pelo contrário. Rafaela também gosta de se surpreender com uma personagem de obra aberta.
"Tudo é válido, tudo é um exercício. São maneiras diferentes de trabalhar", constata.
Rafaela Mandelli protagoniza cenas sensuais em série da HBO
Rafaela Mandelli estreia nova série
Rafaela Mandelli exibe aliança na mão direita com namorado
Rafaela Mandelli leva a filhota para andar de patins
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.