Rainha da Inglaterra aperta a mão de antigo inimigo do seu reino

Por - 27/06/12 às 13:48

Getty Images

A rainha Elizabeth II deu um aperto de mão histórico num antigo inimigo do reino, nesta quarta-feira (25). Ela cumprimentou um ex-líder do IRA (Exército Republicano Irlandês, considerado uma guerrilha católica), Martin McGuinness. O fato ocorreu durante um encontro no Teatro Lírico, na capital norte-irlandesa. O IRA foi responsável pela morte de dois parentes da soberana: um primo, lord Mountbatten, e o neto adolescente dele.

O gesto simbólico foi chamado de “histórico” pela imprensa, que considerou o ato como um novo marco no processo de paz na Irlanda do Norte e seria considerado inconcebível no passado. Os católicos republicanos do IRA e os protestantes leais à Coroa britânica travaram uma luta violenta durante 30 anos e, em 1998, selaram um acordo de paz, após um saldo trágico de mais de 3.000 mortos.

A monarca e o ex-dirigente do IRA sorriram diante das câmeras de tevê e, no final do ato, voltaram a apertar as mãos. Ele disse algumas palavras, e a rainha consentiu: “Adeus e vá com Deus”. Ele foi um dos idealizadores do acordo de paz e do anúncio de que o IRA abandonaria a luta armada em 2005. Atualmente, McGuinness é o vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte. Houve protestos de grupos de militantes e vítimas de atentados do IRA contra o gesto de compaixão da rainha.

Rainha da Inglaterra aperta a mão de antigo inimigo do seu reino


×