Rebeca Andrade faz história e se torna medalhista recorde

Por - 03/08/24 às 12:33

Rebeca Andrade comemora a conquista da medalha de prata no salto. Foto: Wander Roberto/COBRebeca Andrade comemora a conquista da medalha de prata no salto. Foto: Wander Roberto/COB

(Matéria atualizada às 12h40)

É do Brasil! Rebeca Andrade fez história ao conquistar uma nova medalha de prata na final da ginástica artística durante as Olimpíadas de Paris de 2024 e se tornou a primeira mulher brasileira a conquistar três delas durante o evento.

Paulo André é eliminado em prova e desabafa nas redes sociais

A Confederação Brasileira de Ginástica comemorou a conquista com muita emoção e com todas as honras para a atleta:

“Não tem jeito, é a maior que já tivemos! Rebeca Andrade acaba de conquistar sua terceira medalha olímpica em Paris 2024, comunidade ginástica: A PRATA na final de SALTO!!!É a primeira vez na história que uma mulher brasileira conquista TRÊS medalhas olímpicas em uma ÚNICA edição de Jogos Olímpicos. Lenda. Lendária. Histórica. REBECA!”.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

O ouro foi para Simone Biles, dos Estados Unidos, que terminou com a pontuação de 15.300. Em segundo, Rebeca, com a pontuação de 14.833. As duas ainda terão mais dois embates: uma no solo e uma na trave, na segunda-feira, 5 de agosto.

A prova

Simone Biles marcou uma das maiores pontuações na competição. Com uma nota de 15.700, a americana quase igualou seu próprio recorde nas classificatórias, quando atingiu 15.800. Apesar de uma penalidade de 0.1 por pisar fora da área permitida, Biles executou um salto Biles II com impressionante precisão.

Após o salto inicial da norte-americana, ela optou por reduzir a dificuldade de sua apresentação. Em vez de repetir o salto de dificuldade 6.4, ela executou um Chang, com nota de dificuldade 5.6, e alcançou 14.900. Com isso, sua média final foi de 15.300, o que a colocou no topo da classificação.

Beatriz Souza, medalhista de ouro do Brasil, mostra caixinha de presentes

Rebeca Andrade, grande representante brasileira, também teve uma atuação notável. A ginasta iniciou sua apresentação com um Chang, salto que domina com habilidade. A performance rendeu a ela a mesma nota de 15.100 que conquistou na final do individual geral.

Na sequência, Rebeca também optou por reduzir a dificuldade de sua manobra, saindo de uma nota de partida de 5.6 para 5.4, o que resultou em um 14.966. Com a média final de 14.833, Rebeca garantiu o segundo lugar no pódio, assegurando mais uma medalha para o Brasil.

Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha