Record acusa Globo de uso indevido das imagens do Pan-Americano

Por - 18/10/11 às 15:02

Divulgação/Luiz Pires/VIPCOMM

Atualizada às 16h02

A Record acusa a TV Globo de usar, de forma indevida, as imagens dos Jogos Pan-Americanos. O canal alega que as mesmas são de seu uso exclusivo, já que é detentora da transmissão do evento para o Brasil. Em comunicado enviado à imprensa, a Record explica que disponibiliza diariamente um resumo de dois minutos das imagens dos jogos para as concorrentes, desde que elas tenham assinado um acordo. A Globo, segundo diz o comunicado, foi uma das poucas que não assinou o termo.

Para conseguir ter acesso às imagens, cada emissora deve mandar um e-mail para o canal do bispo Edir Macedo confirmando o interesse. E quem usar deve creditar com a exibição da logomarca da emissora e com o texto “imagens cedidas pela Rede Record. 

De acordo com o comunicado, a Rede Globo foi o único canal que não assinou o documento pedindo as imagens.

Confira o comunicado na íntegra:

"A Record informa que, diariamente, disponibiliza dois minutos de um resumo de imagens dos Jogos Pan-Americanos. Por isso, não compreende por que uma emissora de televisão brasileira tenha utilizado imagens do evento sem procurá-la, já que é a detentora dos direitos exclusivos de transmissão do evento para o Brasil.

 A Record não impõe nenhuma dificuldade para qualquer emissora que manifeste, de forma legal, o desejo de usar estas imagens, já que o principal objetivo de nossa emissora é difundir no Brasil o movimento olímpico, as conquistas dos atletas e a evolução do esporte nacional.  

 As imagens podem ser utilizadas pelas emissoras que assinarem um termo de compromisso de disponibilização. O documento é uma exigência internacional comum a todos os eventos esportivos ligados ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e foi assinado, até o momento, por SBT, RedeTV!, TV Cultura, TV Brasil, TV Gazeta, Bandsports, Bandnews, ESPN e Esporte Interativo."

O lado da TV Globo

Procurada pelo site O Fuxico, a TV Globo, através de sua assessoria de imprensa, explica que usou alguns segundos de imagens da APTN,  de quem é cliente, e só posteriormente foi  informada, por email que não poderia usar o material.

“ No script das imagens não havia embargo para o território brasileiro. A APTN, em resposta aos nossos questionamentos de hoje (segunda-feira, 17)  cedo, esclareceu que o representante deles na OTI "finalmente respondeu esta tarde (ontem), informando que, sim, há restrições para Argentina e Brasil e que, ‘de agora em diante’, os clientes nesses países não podem mais fazer uso das imagens.

Ainda segundo a Globo, a APTN  se desculpou por email  “de qualquer problema que possa ter causado"  e esclareceu: "tudo se deveu a um erro do detentor dos direitos".

A TV Globo encerra dizendo ter consigo todos os documentos relativos ao caso.

 

O Fuxico: O site que é referência sobre famosos. Notícias apuradas, sempre em primeira mão

---