Recuperado, Henri Castelli volta ao trabalho

Por - 20/09/06 às 12:40

Felipe Panfili

No último dia 13, Henri Castelli passou mal em Pernambuco, enquanto participava de uma audiência judicial. Na ocasião, uma equipe de médicos teve que ser chamada para atendê-lo. De volta ao Rio, o ator foi novamente medicado e ficou temporariamente afastado das gravações de Cobras & Lagartos, da Globo. Após o susto, o artista, que interpreta o vilão Estevão, na trama das sete, já voltou a gravar normalmente.
 
“Henri tem gastrite há muitos anos. Na semana passada, teve uma nova crise. O médico já deu alta e ele voltou a gravar na última segunda, dia 18. Está bem”, assegura a assessora do ator, Luciana Nabuco.
 
A crise de Henri pode ter sido emocional. O ator foi processado pela produção do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Henri desistiu do papel de Jesus Cristo apenas dez dias antes da chegada do elenco à cidade. A produção pede uma indenização de R$ 1,2 milhão.
 
Entenda a gastrite
 
De acordo com a Bibliomed, a gastrite é uma doença inflamatória que se caracteriza por acometimento da camada de tecido mais superficial que reveste o estômago, chamada de mucosa gástrica. Essa inflamação desenvolve-se como uma resposta normal do organismo quando ocorre uma agressão à sua integridade. Entretanto, essa resposta normal pode levar ao desenvolvimento de sinais e sintomas característicos dessa doença. A agressão que desencadeia o processo pode ser aguda ou crônica e, de acordo com seus tipos.
 
A doença pode ser causada por diversos fatores, entre eles a presença da bactéria Helicobacter pylori, que tem a capacidade de viver dentro da camada de muco protetor do estômago. A gastrite não é causada pela bactéria em si, mas pelas substâncias que ela produz e que agridem a mucosa gástrica, podendo levar a gastrite, úlcera péptica e, a longo prazo, ao câncer de estômago. O uso de aspirina e de outros antiinflamatórios não-esteróides também podem causar gastrite porque levam à redução da proteção gástrica. A ingestão de álcool pode levar à inflamação e dano gástrico quando consumido em grandes quantidades e por longos períodos. Existe ainda a gastrite auto-imune, na qual os anticorpos levam à destruição de células da parede do estômago, reduzindo a produção de várias substâncias importantes.
 
O tratamento da gastrite é direcionado pela causa. Entretanto, alguns medicamentos são utilizados para a melhora dos sintomas enquanto se trata a causa específica. O paciente deve evitar o uso de medicamentos como a aspirina e outros antiinflamatórios não-esteróides, bebidas alcoólicas e cigarro

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.