Regina Duarte processa ex-advogado e quer indenização milionária

Por - 16/12/24 às 06:32

Regina DuarteRegina Duarte (Reprodução/TVGlobo)

Regina Duarte, ex-secretária especial de Cultura e atriz consagrada, iniciou uma ação judicial contra seu ex-advogado Francisco Carlos Cabrera, acusando-o de apropriação indevida de R$ 56 mil. O valor deveria ter sido destinado ao pagamento de uma condenação judicial envolvendo Janaína Diniz, filha da atriz Leila Diniz.

Pedido de restituição e indenização

A atriz protocolou a ação na Justiça de São Paulo nesta semana. Além de exigir a devolução integral do montante, Regina também solicita uma indenização de R$ 50 mil por danos morais, alegando prejuízos causados pela conduta do ex-representante. As informações são da coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

Segundo Regina, o valor que teria sido desviado por Cabrera era essencial para o encerramento de um processo judicial. O caso gerou transtornos à atriz.

O que aconteceu com Regina Duarte?

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou Regina Duarte a indenizar Janaína Diniz Guerra, filha de Leila Diniz, por uso indevido da imagem da atriz em um vídeo político. A decisão foi proferida pelo Juizado Especial Cível da Lagoa em maio deste ano.

Deolane Bezerra tem vitória na Justiça e ganha ‘permissões’ após prisão

O processo foi iniciado após Regina compartilhar, em dezembro de 2022, um discurso do ex-presidente Jair Bolsonaro que defendia o golpe militar de 1964. O vídeo, que circulou amplamente nas redes sociais, trazia imagens de figuras femininas emblemáticas, incluindo Leila Diniz, Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Odete Lara e Norma Bengell, todas fotografadas em 1968 enquanto protestavam contra a censura durante a ditadura.

No vídeo, Bolsonaro afirmava que “1964 foi uma exigência da sociedade” e que “as mulheres nas ruas pediam o restabelecimento da ordem”. A imagem de Leila Diniz foi utilizada fora de contexto, em um material que defendia ideias contrárias ao que a atriz representava.

Filha de Leila Diniz se manifesta

Janaína Diniz Guerra explicou sua decisão de processar Regina Duarte. “Eu não poderia deixar de defender a imagem de minha mãe nem deixar que alguém altere a história de acordo com o que quer. A utilização caluniosa da imagem de minha mãe é inaceitável e me deixa profundamente indignada”, afirmou.

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais