Renata Fan sobre ser comentarista: “É questão de competência”
Por Redação - 08/08/11 às 10:12
Renata Fan já está completando oito anos à frente de programas esportivos. A apresentadora, que começou como assistente de Milton Neves, na Record, e hoje está no Jogo Aberto, da Band, relembra que foi muito difícil seu início de carreira por ser mulher.
“As pessoas comentavam ‘o que ela vai dizer? O que vai comentar? Como vai contrapor um argumento?’, então quando tudo isso começou a acontecer e que virou algo normal, acho que foram se acostumando e entendendo que as mulheres observam bem o jogo”.
Detalhista, a loura diz que não presta atenção somente na jogada, mas também nos pormenores do futebol.
“Não consigo ver apenas se aquela jogada foi de efeito. Vejo o que aconteceu, se teve uma triangulação, uma tabela, gosto de ver a postura da defesa, analisar como esperam o contra-ataque, como se posicionam para defender um chute de longe. Acho que futebol é o detalhe. Se você conseguir ver isso, vai ter muito sucesso.”, explica.
Renata não acredita que para ter estes dons minuciosos seja preciso ser mulher, mas é necessário empenho.
“Eu não encaro a apresentação ou comentário como algo do sexo masculino ou feminino. Para mim, tudo é questão de competência. Se você se atualiza, é dedicada, gosta, ama o esporte, vai ter destaque sendo homem ou mulher”.
Para finalizar, a apresentadora ainda declara sua paixão pela profissão.
“É uma área que eu amo e tenho muito orgulho do que faço”.
O Fuxico: O site que é referência sobre famosos. Notícias apuradas, sempre em primeira mão.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.