Renata Sorrah emociona platéia lendo livro de Elisa Lucinda

Por - 22/06/06 às 12:20

Felipe Panfili

Renata Sorrah, antes de subir ao palco do Teatro Rival-Petrobrás, durante o lançamento de A Fúria da Beleza, nono livro da longa carreira de poeta de Elisa Lucinda, demonstrou o quanto é modesta, apesar de ser considerada uma das melhores profisionais da arte de representar que o Brasil possui. Mas ao ler os poemas Confessiones Desde El Camerino e A Identidade do Mar, emocionou a platéia que contava, inclusive, com vários de seus colegas.

“Elisa Lucinda é uma das maiores poetisas que temos na atualidade. Ela fala da alma para a alma, das coisas que sabemos, do cotidiano. Tudo de forma espetacular. Tomara  que eu saiba ler bem a poesia dela”, revela Renata Sorrah, enquanto pede à uma garçonete do Teatro Rival-Petrobrás o tradicional cestinho de salgadinhos servidos na casa, além de Coca-cola comum para ela e light para Malu Valle, Amir Haddad e Ary Koslov, que a acompanhavam na noite de quarta-feira, 21.
Malu Valle lamentava não estar participando da leitura dramatizada que marcou o lançamento de A Fúria da Beleza (Ed Record).

“Adoraria em uma outra hora fazer uma participação em algum trabalho da Elisa Lucinda. Sou sua seguidora há muitos anos. Não sei precisar exatamente há quanto tempo. Mas é desde a primeira vez que a vi na tevê numa campanha política contra a fome. Pensei: como essa mulher sabe dizer poesia. Depois descobri que o texto era de sua autoria e me interessei por conhecer tudo que ela escreve. Elisa fala com propriedade, com conhecimento de causa da vida da gente, em forma de poesia”.

A noite de autógrafos de Elisa Lucinda fugiu do padrão convencional. Se transformou em um show, que é outra marca dessa capixaba formada em Jornalismo, que também canta (já lançou três CDs) e interpreta, tanto que atualmente integra o elenco de Páginas da Vida, novela de Manoel Carlos que estréia dia 10, na Globo, no papel de Silvana.
Paulinho Moska abriu o espetáculo falando do prazer de ter escrito a orelha de A Fúria da Beleza.
“Poesia é coisa que se faz para procurar beleza. E essa beleza é diária e furiosa”, resume o cantor e compositor.

Elisa assume o microfone e demonstra todo o seu bom-humor, tanto na hora de ler alguns poemas, quanto no momento em que chama seus convidados. Relembra, por exemplo, o mico que ela e Amir Haddad pagaram quando mantiveram uma conversa (impublicável, mas que ela contou com detalhes) na coxia do Teatro Carlos Gomes, no Rio, e que o microfone estava aberto e toda a platéia ouviu. Também provocou garbalhadas ao relembrar que dava umas fugidinhas das primeiras aulas de interpretação que fez quando chegou no Rio há 19 anos, para dar uma fumadinha no carro, e, mais ainda quando chamou Viviane Mosé ao palco.

“Somos conterrâneas e amigas há muito tempo. Desde quando a Viviane que se transformou na filósofa do Fantástico era mais nova que eu”.
Mas a noite de lançamento de A Fúria da Beleza serviu também para Elisa demonstrar o quanto é uma pessoa família. Leu o poema que fez especialmente para o pai, Lino, que aidna reside em Vitória, no Espírito Santo, e chamou ao palco o irmão Arimatéia, que aniversariava no dia 21. E Elisa não conteve o lado mãe coruja quando após o filho Juliano, de 22 anos, ter feito sua participação, ela revelou um segredo familiar.

“O Juliano não sabe, mas outro dia, quase morri de orgulho ao escutar uma conversa dele com uma menina ao telefone. Ele deve ter recebido algum elogia da menina e respondeu que a vida dele foi feita de poesia”.

O clima voltou a ficar engraçado com a presença de Ana Carolina. Quando a cantora encerrou a leitura de dois poemas, da platéia uma moça gritou: “Você recita muito bem. Você é linda”. Ana, que se dirigia para os camarins, ainda teve de tempo de ouvir o comentário da anfitriã. “Nossa! Como as fãs da Ana Carolina são oferecidas”. 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.