Representatividade LGBT em Star Wars? De acordo com roteirista tem sim

Por - 22/05/18 às 12:00

Divulgação/ Lucasfilm

Com a estreia de Han Solo: Uma História Star Wars cada vez mais próxima, em pouco tempo descobriremos toda a trajetória do caçador de recompensas. Esse evento para o público nerd ganhou uma nova polêmica ajudando na divulgação, o co-roteirista do novo filme Star Wars lançou uma bomba no fandom da saga: Lando Carlrissian é pansexual!

Na última semana, Jonathan Kasdan revelou ao Huffington Post que o futuro inimigo de Han Solo, Lando Calrissian é a representatividade LGBT no filme. De acordo com o co-roteirista, o personagem do multitalentoso Donald Glover é pansexual.

"Eu diria que sim", Kasdan disse à publicação, sobre a pansexualidade de Lando. “Há uma fluidez no retrato de Donald e de Billy Dee da sexualidade de Lando. Quer dizer, eu adoraria ter conseguido um personagem LGBT mais explicitamente nesse filme. Eu acho que é hora, certamente, para isso, e eu amo a fluidez – uma espécie de espectro de sexualidade que Donald tem e do qual os droides fazem parte. Ele não faz regras rígidas. Eu acho que é divertido. Eu não sei onde isso irá chegar", concluiu Jonathan.

Donald Glover inclusive recebeu algumas dicas a Billy Dee Williams, o primeiro ator no papel de Lando, em Star Wars V – O Império Contra-Ataca (1980), de acordo com sua entrevista ao portal People, os atores trocaram dicas, mas seus conceitos foram ampliados, principalmente pelo personagem não ter destaque em suas primeiras aparições.

"Ele disse 'seja encantador’. Eu peguei o que ele disse… e ampliei tudo”, falou Donald.

lando calrissian GIF

Aparentemente, o clima romântico fica principalmente entre Lando Calrissian e o droide L3-37. Isso é tão óbvio que a própria atriz responsável por dar vida, ou energia, ao robô diz que há um ar de flerte entre os personagens, mesmo que não explicitamente.

"O fato de que eles podem ser curtos e grossos um com o outro e conseguem se dar bem é, na verdade, o que revela seu amor e confiança um pelo outro", disse Phoebe Waller-Bridge, atriz e roteirista por trás do droide L-37. "Eles são personagens muito independentes e, no entanto, optaram por fazer essa parceria. Há algo, penso eu, realmente romântico sobre isso." 

Uma pessoa pansexual é alguém que não liga para gênero ou sexualidade, no sentido romântico ou sexual. Sendo assim, é também uma das partes mais ignoradas da comunidade LGBT, representatividade ajuda no entendimento de algo novo na cultura popular.

A saga se passa num cenário futurísticos, alguns fãs esperam que as relações entre personagens seja tao moderna quanto as armas e naves, afinal, o que impediria de existir um personagem gay num universo em guerra? Porém, existe uma parcela que defende a não explicitação das relações homoafetivas, afinal a saga não gira em torno de namoros. Independente de quem aprova o que, os roteiristas estão levando a representatividade para multiversos de possibilidades.

Han Solo: Uma História Star Wars chega aos cinemas brasileiros no dia 24 de maio, um dia antes do dia 25, internacionalmente visto como Dia do Orgulho Nerd.

Que a força esteja com você, Lando!

---

Tags:


×