Rhaisa Batista sempre quis fazer algo que exigisse além da aparência física

Por - 24/02/13 às 14:04

Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias

Para a maioria das pessoas, vida de modelo pode parecer incrível. Conhecer países diferentes, desfilar para as melhores grifes e ser referência para os padrões de beleza atuais são apenas alguns dos aspectos positivos da profissão. Entretanto, para quem já faz parte dessa realidade, a visão das passarelas pode ser outra. Esse é o caso, por exemplo, de Rhaisa Batista, a Esther, de Lado a Lado (Globo).

Descoberta em Recife, sua cidade natal, ainda quando adolescente, a atriz, 22 anos, já participou de desfiles e campanhas publicitárias em várias partes do mundo. E, apesar de continuar trabalhando na área, ela considera o universo da moda um meio muito superficial. Por isso, pretende se dedicar cada vez mais às artes cênicas.

"Eu sempre quis algo que me exigisse mais que a aparência física, mais que a beleza exterior. E encontrei isso na interpretação", revela.

A paixão por atuar começou aos 15 anos, quando Rhaisa foi pela primeira vez ao cinema. O encontro tardio com a sétima arte se deveu ao fato de ela fazer parte de uma família simples, além de ter sido criada no interior de Pernambuco, sem muito acesso a certos luxos. Mesmo encantada com a possibilidade de seguir a carreira de atriz, a moça dependia de seus trabalhos como modelo. E a responsabilidade de se manter financeiramente independente de seus pais a fez adiar a vontade de investir na interpretação.

Rhaisa Batista sempre quis fazer algo que exigisse além da aparência física"Na primeira vez que fui ao cinema, me vi do outro lado da tela e me apaixonei por aquilo. Mas meu pai não tinha condições de me bancar, eu tinha de continuar trabalhando com a moda", explica.

Apesar do interesse de Rhaisa pelas artes cênicas ser de longa data, só em 2012 ela teve sua primeira oportunidade de experimentar a interpretação. A chance surgiu em um teste para a série "Louco Por Elas", para o qual a modelo foi convidada.

"Era um teste de improviso e eu sou muito falante, então acho que essa característica minha ajudou um pouco", acredita.

Aprovada, ela deu vida à espevitada Sofia na produção de João Falcão, uma jovem que deixa Léo, o protagonista vivido por Eduardo Moscovis, desnorteado com seus atributos físicos.

A visibilidade conquistada através de Louco Por Elas fez com que a atriz fosse chamada para mais um teste. Dessa vez, para a novela Lado a Lado, que viria a ser o primeiro folhetim de sua carreira. Na trama, Rhaisa dá vida à mimada Esther, uma moça rica escolhida por Constância, de Patrícia Pilar, para se casar com seu filho Albertinho, encarnado por Rafael Cardoso. Sempre pensando nas aparências perante a alta sociedade brasileira, ela tenta ao máximo mudar o jeito fanfarrão de seu noivo.

"A personagem é bem diferente de mim. Tudo o que ela fala tem um veneno", compara.

Como o papel não estava na sinopse da novela, a atriz só entrou para a trama a partir da metade da história. Mas, antes disso, Rhaisa já frequentava os sets de gravação com o intuito de se acostumar com o resto do elenco e perder um pouco do nervosismo que sentia.

"Como eu não tinha nenhuma experiência com novelas, pedi para a direção para assistir às gravações antes de eu mesma começar a gravar e eles aprovaram", conta.

Sem ter nenhum projeto encaminhado para depois do folhetim, Rhaisa planeja se aprimorar como atriz. Mas, caso não consiga mais papéis, seja na televisão, no cinema ou no teatro, ela não descarta a possibilidade de voltar a investir na carreira de modelo.

"O que eu realmente quero é estudar interpretação para poder fazer melhor o meu próximo trabalho", conclui.

---