Rita Lee, a rainha do rock, lança sua biografia
Por Redação - 23/06/06 às 20:00
Os Mutantes, Roberto Carlos, Wanderléa, Erasmo Carlos, Elis Regina, Raul Seixas, Gilberto Gil, Caetano Veloso são alguns dos personagens que ajudaram a escrever esta biografia alucinada (e sem censura) de Rita Lee, a rainha do rock brasileiro, lançada pela Editora Panda Books.
Para contar essa história, Henrique Bartsch se baseou no diário de Bárbara Farniente, dona de um spa, que sempre foi vizinha de Rita Lee – desde a infância – por causa da paixão que sua mãe alimentava pelo pai da roqueira.
Se Bárbara existiu de verdade? Melhor você tirar as suas próprias conclusões. Pelo menos, a própria Rita Lee aprovou:
“Quando o carteiro chegou, e o meu nome chamou, com uma carta na mão, eu estava recebendo este texto. O que seria afinal Rita Lee mora ao Lado? Seria uma petição de meus vizinhos contra meus desvarios? O calhamaço ficou durante uns tempos descansando em minha escrivaninha. Um belo dia resolvi dar uma folheada e não consegui largar até terminar”.
Um Livro Sem Meias Palavras
Pelo prefácio de Pedro Alexandre Sanches, jornalista, escritor e crítico musica, a impressão que o livro de Henrique Bartsch deixa é de que, sem ser uma biografia, Rita Lee Mora ao lado biografa a vida da dita-cuja (essa que mora ao lado – aí ao seu lado, tá vendo ela ali?) sem meias palavras, sem papas na língua, sem camuflar as partes menos lisonjeiras da vida da bailarina. Afinal, todo mundo tem pereba, até a bailarina tem. Uma história sincera e reveladora que poucos ousariam contar. A leitura da aventura genial de Bart renderá um bocado de diversão, ternura, dor, risos, tristeza, reflexão.”
Trecho do livro
Arnaldo olhou direto para ela e tomou a palavra: – Rita, é o seguinte: tivemos uma reunião antes de você chegar e ficou decidido que a partir de hoje você está fora dos Mutantes. Nós queremos fazer um som mais progressivo, e como você não tem técnica suficiente em nenhum instrumento e nem uma voz poderosa, não há espaço para você continuar com a gente. Rita teve a primeira impressão de que aquilo era mais uma das velhas brincadeiras, mas quando olhou para Liminha ele estava sério, porém desconfortável, e desviou o olhar. Sérgio também. Dinho estava afundado atrás dos bumbos da bateria. Ela nem tentou argumentar nada.
Sobre o autor
Henrique Bartsch é engenheiro civil, mas adotou a música como profissão desde os 15 anos. Toca teclados e guitarra no Grupo Nós, de Ribeirão Preto (SP), onde nasceu em l951 e reside atualmente com sua família. É compositor e colaborou com Carlos Calado na feitura do livro A Divina Comédia dos Mutantes, em que tem narrado seu primeiro encontro com o grupo, quando da compra da famosa “Guitarra de Ouro”, que aparece nas capas dos discos “Mutantes II” e “Tropicália”. Este é um dos instrumentos mais emblemáticos e raros da MPB e está em sua posse desde 1972. Gravou cinco discos com seu grupo. Rita Lee mora ao lado é seu primeiro livro solo.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.