Rita Lee: quinze frases para relembrar o astral da rainha do rock

Por - 10/05/23 às 16:23

Rita Lee: quinze frases para relembrar o astral da rainha do rockFoto: Reprodução Instagram

Rita Lee se despediu deste mundo na noite de segunda-feira, 8 de maio, ela estava em sua casa, cercada por familiares e amigos íntimos, como desejou. Mas o seu legado é imortal, seja em suas músicas que embalaram gerações, seja em suas declarações marcadas pelo deboche e muito bom humor.

Aqui uma seleção de quinze frases inesquecíveis desta paulistana nascida na Vila Mariana que será sempre lembrada como a grande rainha do rock brasileiro.

“O envelhecer para mim foi uma surpresa, porque eu nunca fui velha na vida”. – Em entrevista concedida pela internet a Renata Ceribelli em 2020

Rita Lee: quinze frases para relembrar o astral da rainha do rock
Reprodução / Fotomontagem

“A sorte de ter sido eu, de ter sido quem eu sou, de estar onde estou, não é nada, se comparada ao meu maior ‘Gol’. Sim, acho que fiz um monte de gente feliz.” — Rita Lee em entrevista para o “Conversa com Bial“ realizada em 2017, quando tinha 64 anos.

“Eu não sou louca! Estou emocionalmente desequilibrada. Viver é perigoso.” — post de Rita Lee no Twitter em 2011

“Epitáfio: Ela nunca foi um bom exemplo, mas era gente boa.” — Trecho da autobiografia de Rita Lee, publicada em 2016

“E eu lá sou mulher de fazer back up? Perdi tudo, foda-se eu”. – Postado no Twitter em novembro de 2016.

“A dor mostra quem a gente realmente é. Eu sou uma viadona”. – Postado no Twitter em 2016.

Gosto de mim, mas não é muito confortável ser eu.- Postado no Twitter em janeiro de 2013.

“Meu único defeito é não ter medo de fazer o que gosto”.

“Gosto mais de ‘padroeira da liberdade’ do que ‘rainha do rock’, que acho um tanto cafona” – Entrevista para a Rolling Stone.

“Se um belo dia você me encontrar pelo caminho, não me venha cobrar que eu seja o que você imagina que eu deveria continuar sendo. Se o passado me crucifica, o futuro já me dará beijinhos. Enquanto isso, sigo sendo uma septuagenária bem ‑vivida, bem‑experimentada, bem‑amada, careta, feliz e… bonitinha” – Trecho do livro: Rita Lee: Uma Autobiografia).

“A dor mostra quem a gente realmente é. Eu sou uma viadona”- .- Postado no Twitter em junho de 2013.

“Você não precisa me entender, basta me amar. Se não me amar basta me aceitar. Se não me aceitar dá unfollow e não se fala mais nisso” – Postado no Twitter em agosto 2011.

“Você nem imagina a imensidão do quanto e estou pouco me fudendo para o que dizem. A vida é curta e eu grossa”- Postado no Twitter em  maio 2023

“Já disse e repito: não me levem a sério, sou falsa, manipuladora, mentirosa e filha da puta. Escrevo o que vem na cabeça, só futilidades”- Postado no Twitter em agosto de 2011.

“A sorte de ter sido eu, de ter sido quem eu sou, de estar onde estou, não é nada , se comparada ao meu maior ‘Gol’. Sim, acho que fiz um monte de gente feliz” – Última frase do livro  Rita Lee – Uma Autobiografia.

VELÓRIO SUBSTITUI VELAS POR LUZES DE LED

https://www.ofuxico.com.br/noticias/velorio-de-rita-lee-tem-fila-de-fas-e-homenagens-de-famosos/O planetário do Parque Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, foi o local escolhido para o velório de Rita Lee.  Seguindo a vontade da cantora e compositora, fãs podem se despedir da artistas até as 17 horas. Depois disso haverá uma segunda cerimônia, reservada apenas à família e aos amigos. Em seguida, o corpo seguirá para um crematório em São Paulo.

O local da cerimônia não tem flores e as velas foram substituídas por castiçais com luzes de led, a pedido da família. Dentro do salão onde foi colocado o caixão, um projetor exibe a imagem do céu no dia do nascimento de Rita.

É a primeira vez que o Planetário abre suas portas para um velório. O lugar foi escolhido pela família, levando em conta a relação que Rita Lee tinha com o Planetário, lugar que visitou com frequência em uma época de sua vida.

REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

Em quase 60 anos de carreira, Rita Lee teve sua morte noticiada na imprensa do mundo inteiro como The Washington Post, Le Monde, Billborad, o Clarin, Le Parisien, Independent, BBC News, The Guardian e Variety,  entre outros.

Posts de Rita Lee no Twitter
Fotomontagem

LUTA CONTRA O CÂNCER

Rita Lee foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e apelidou o seu tumor com o nome de “Jair”, numa referência jocoza ao então presidente Jair Bolsonaro.

O tratamento foi bem sucedido e Rita entrou em remissão no ano passado e ela seguiu em tratamento acompanhada pelos médicos, mas ficando em casa.

A morte foi noticiada em um post no Instagram oficial da cantora. O texto diz: “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no fim da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou. O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque do Ibirapuera, na quarta-feira, dia 10 das 10h às 17h. A imprensa terá acesso ao local das 10h às 12h. De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado. A cerimônia será particular. Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos”.

TIETADA PELO REI

Em 1988, o Daily Mirror noticiou que, durante um banquete da embaixada britânica em Paris, o então Príncipe de Gales havia pedido que tocassem um disco de Rita Lee. Quando o LP apropriado chegou ao toca-discos, o futuro rei “já sabia a letra de cor”, afirmou o jornal britânico.

Sua popularidade se estendeu para além do Brasil. Apresentou-se em Portugal, Inglaterra, Espanha, França e Alemanha.

Ganhou um Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Língua Portuguesa em 2001, por seu álbum, 3001.

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.