Rita Lee revela ser fã de Chorão

Por - 02/07/06 às 15:55

OFuxico / Fotomontagem

Rita Lee Mora ao Lado é o título da biografia sobre a Rainha do Rock nacional, escrita por Henrique Bartsch e lançada pela editora Panda Books.

O autor se baseou no diário de Bárbara Farniente, dona de um spa, que sempre foi vizinha de Rita Lee, desde a infância, por causa da paixão que sua mãe alimentava pelo pai da roqueira e daí a justificativa para o  título da biografia.

Com 40 anos de carreira, Rita Lee acumula sucessos e respeito do público e críticos. No livro, que fala de sua vida, entre os personagens que contribuíram com a obra, estão Os Mutantes, Roberto Carlos, Wanderléa, Erasmo Carlos, Elis Regina, Raul Seixas, Gilberto Gil, Caetano Veloso.

Num bate-papo com a reportagem de OFuxico, Rita Lee e o autor Henrique Bartsch falam um pouco mais desta publicação, que promete revelar detalhes e curiosidades da vida da cantora.

OFuxico: Como foi seu primeiro encontro com Henrique Bartsch? O que achou da idéia dele e até que ponto você opinou no que ele escrevia?
Rita Lee: Certa vez, fiz uma apresentação em Ribeirão Preto e lá conheci Bart pessoalmente, com quem já me correspondia há algum tempo…e não,  não opinei sobre nada no livro, o mérito é todo dele.

OF: Eu indico ao leitor Rita Lee mora ao Lado, porque…
RL:…é engraçado e muito bem escrito. 

OF: Você já teve composições gravadas pelos principais artistas brasileiros. Com qual artista você gostaria de trabalhar, que não trabalhou ainda? E com quem você gostaria de dividir o palco num de seus shows, em participação especial?
RL: Com o Chorão (do Charlie Brown Jr.)   

OF: Como você define Rita Lee pessoa? E como define Rita Lee como profissional?
RL: Uma fica em casa, enquanto a outra vai para a estrada.

OF: Com 40 anos de carreira de muitos sucessos, o que lhe falta?  Quais os sonhos e novos projetos?
RL: Ainda não fiz metade do que pretendo.

OF: Biografias são escritas para contar a história de pessoas que, de alguma forma, fizeram e fazem história. Por que Rita Lee é merecedora de uma biografia?
RL: Isso você deve perguntar ao Henrique.

 Henrique Bartsch
 
OFuxico:
Por que você decidiu escrever uma biografia sobre a Rita Lee? 
Henrique Bartsch: Por ter testemunhado um pouco desta história e várias outras que aconteceram neste período, e estão relatadas de alguma forma no decorrer do livro. Também para mostrar uma linda história que nunca havia sido contada, dando assim uma pequena contribuição para acabar com a falta de memória nacional.

OF: Qual foi a maior dificuldade para escrever sobre a cantora?
HB: A maior dificuldade foi segurar as rédeas para que Bárbara Farniente, a personagem que morava ao lado da Rita, não roubasse todas as histórias para si própria.

OF: Dos depoimentos colhidos, qual você se recorda como o mais interessante, que até então era informação desconhecida do público?
HB: De minha predileção, é a parte da infância/juventude, onde pode-se observar a formação de alguém que seria de grande importância para muitas pessoas. Mas é muito bom que se saiba exatamente como ela foi “saída” dos Mutantes.

OF: Como definir Rita Lee? Pessoa e profissional?
HB: Não há o que dizer de uma profissional que há 40 anos está ininterruptamente na estrada, não interessando o que estivesse acontecendo em sua vida particular. Como pessoa, na selva de egos que é o show business, encontrar uma generosidade como a dela fica acima de tudo.

 
Lançamento

A biografia Rita Lee Mora ao Lado foi publicada há 2 semanas. Para comemorar a semana do rock, no dia 13 de julho, Rita Lee e o autor Henrique Bartsch estarão presentes na livraria Saraiva MegaStore do Morumbi Shopping, em São Paulo, para um bate-papo e uma tarde de autógrafos.

 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.