Roberto Carlos ainda tem problemas com TOC

Por - 05/04/06 às 12:03

Embora tenha melhorado bastante do Transtorno Obsessivo Compulsivo – o TOC, Roberto Carlos ainda não conseguiu se livrar de todas as manias.

Segundo o jornal O Globo, o Rei ainda insiste em limpar a toda hora o seu aparelho fixo de telefone, em casa, com álcool. O ato é repetido várias vezes ao dia. Roberto é ainda mais exigente na limpeza do bocal.

Conheça a doença

Considerado raro até há pouco tempo, o TOC é um transtorno mental bastante comum que, de acordo com a Associação Psiquiátrica Americana, está classificado ao lado das fobias (medo de lugares fechados, elevadores, pequenos animais – como ratos ou insetos, de alturas), da fobia social (medo de expor-se em público ou diante de outras pessoas), do transtorno de pânico (ataques súbitos de ansiedade e medo de freqüentar os lugares onde ocorreram os ataques, como lugares fechados, aglomerações de pessoas), etc.

Os sintomas envolvem alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições), dos pensamentos (dúvidas, preo­cupações excessivas, pensamentos de conteúdo impróprio ou ruim, obsessões) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão). Sua característica principal, como já comentamos, é a presença de obsessões e/ ou compulsões ou rituais.

Os portadores do TOC sofrem de muitos medos (de contrair doenças, cometer falhas, ser responsáveis por acidentes). Em razão desses medos, evitam as situações que possam provocá-los.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.