Roberto Carlos ainda tem problemas com TOC
Por Redação - 05/04/06 às 12:03
Embora tenha melhorado bastante do Transtorno Obsessivo Compulsivo – o TOC, Roberto Carlos ainda não conseguiu se livrar de todas as manias.
Segundo o jornal O Globo, o Rei ainda insiste em limpar a toda hora o seu aparelho fixo de telefone, em casa, com álcool. O ato é repetido várias vezes ao dia. Roberto é ainda mais exigente na limpeza do bocal.
Conheça a doença
Considerado raro até há pouco tempo, o TOC é um transtorno mental bastante comum que, de acordo com a Associação Psiquiátrica Americana, está classificado ao lado das fobias (medo de lugares fechados, elevadores, pequenos animais – como ratos ou insetos, de alturas), da fobia social (medo de expor-se em público ou diante de outras pessoas), do transtorno de pânico (ataques súbitos de ansiedade e medo de freqüentar os lugares onde ocorreram os ataques, como lugares fechados, aglomerações de pessoas), etc.
Os sintomas envolvem alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições), dos pensamentos (dúvidas, preocupações excessivas, pensamentos de conteúdo impróprio ou ruim, obsessões) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão). Sua característica principal, como já comentamos, é a presença de obsessões e/ ou compulsões ou rituais.
Os portadores do TOC sofrem de muitos medos (de contrair doenças, cometer falhas, ser responsáveis por acidentes). Em razão desses medos, evitam as situações que possam provocá-los.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.