Roberto Justus procura por boas idéias para abrir um novo negócio

Por - 06/12/06 às 15:05

Márcia Lourenço

Está com saudades de Roberto Justus e seu famoso bordão “Você Está Demitido!”, utilizado nas três versões de O Aprendiz da Record? Então pode se preparar, o empresário está de volta em 2007 com a quarta edição do programa. Só que desta vez com um diferencial: Justus está procurando um sócio.

As regras da nova atração foram explicadas na manhã desta terça-feira, (5), durante coletiva de imprensa comandada pelo apresentador e sua equipe de produção no Faria Lima Financial Center, em São Paulo.

Justus, que na última edição do O Aprendiz afirmou que não retomaria o comando do programa, contou os motivos que o fez mudar de idéia.

“Sou muito sincero, quando falei que não apresentaria mais a atração, estava convicto desta idéia. Para mim não havia mais estímulo. Muitas pessoas reclamavam que com o final do programa elas estavam órfãs. Mas, sinceramente, eu prefiro ter uma pessoa órfã que aquelas obrigadas a assistir um modelo repetitivo, cujo formato, para mim, havia cansado.”

O empresário mudou de opinião depois de uma longa conversa com sua equipe, onde novas idéias acabaram surgindo.

“Em um bate-papo, começamos a imaginar um programa diferente. Daí surgiu à idéia do sócio, algo que veio para incrementar a atração, mas sem mexer em sua espinha dorsal que tanto agrada o público. Gostei da proposta e resolvemos tentar.”

O Brasil é o primeiro país que vai trazer um diferencial ao reality americano, apresentado por Donald Trump.

Sobre uma possível continuação, Justus brinca:

“Estou em meu quarto casamento e na quarta edição do programa. Chega! Não quero mais. Parei nos dois.”

O Formato

Aprendiz 4: O Sócio já traz um diferencial no próprio nome, cujo O inicial foi cortado.

“Pensamos em tirar também a palavra Aprendiz, mas é algo que deu certo e que o público já conhece, por isso só retiramos o artigo. Agora não teremos mais O Aprendiz, já que todos são pessoas em busca de um cargo de sócio para uma nova empresa”, conta Walter Zagari, Superinterdente Comercial.

O novo programa terá 15 episódios (dois por semana), além de dois pré-programas, cobrindo o período de aproximadamente três meses. As salas de reunião serão promovidas na Boardroom, onde os dezesseis candidatos terão o papel de sócios da empresa.

“Pela primeira vez um programa vai mostrar como funciona uma sala de conselho de acionistas, onde o terceiro conselheiro não será fixo… Aí também está uma grande surpresa”, comenta o empresário.

O Candidato

“O bacana desta edição é que não estipulamos limite de idade ou formação escolar. O que nos interessa são as boas idéias, uma pessoa empreendedora. Pode ser um negócio para uma fábrica de pirulito, se for genial, eu vou investir”, conta Justus.

Outra mudança é que o número de mulheres e homens não está estipulado – não seguirá a regra de dividir na mesma proporção.

“Nossa primeira preocupação é com a idéia, depois analisaremos se é homem ou mulher”, mantendo o clima de brincadeira, o empresário acrescenta:

“Lógico que se forem 16 mulheres será um ambiente muito mais simpático.”

O Bordão

Sobre a famosa frase: “Você Está Demitido”, o superintendente não sabe se ela continuará sendo utilizada, já que ela não se encaixa perfeitamente no perfil do novo programa.

“Não iremos despedir empregados como nas outras versões. Então, pode ser que usemos outra frase, como: ‘Seu Sonho Acabou’, ‘Você Não Será Meu Sócio’. Mas tudo está sendo estudado.”

O Prêmio

O capital será de R$ 1 milhão ao vencedor para abrir esse novo negócio em sociedade com Roberto Justus.

Contrato

O vencedor assinará um contrato de um ano com o empresário, onde Justus será o sócio majoritário, com 51% das ações.

“Eu preciso controlar o negócio, já que não conhecerei essa pessoa tão bem para dividir uma sociedade de igual para igual. Ele terá 49% das ações. Depois de um ano, poderei quebrar o contrato. Mas espero que isso não seja preciso. Estou procurando uma certa dor de cabeça, porém também pode ser incrível.”

As Inscrições

A partir do próximo sábado as inscrições para Aprendiz 4: O Sócio já estarão abertas no site da Record.

“No último tivemos 30 mil inscritos, mesmo com exigências de fluência no inglês e formação superior, imagine neste que não há restrições. Vamos aguardar”, acrescenta Walter.

Estréia

O pré-programa será exibido no final de abril, já o programa começa no dia 8 de maio. 

Aprendiz 4 será exibido nas terças-feiras e quintas-feiras, como nas duas primeiras edições, às 22h30.

Donald Trump precisa se atualizar

Depois de desenvolver a idéia e criar Aprendiz 4: O Sócio, a Record apresentou à Fremantle, detentora dos direitos do Apprentice, este novo projeto.

“Esta versão é muito mais interessante, por isso o Brasil ganhou autonomia para produzí-la. O Donald Trump (responsável por comandar o programa nos EUA) devia adotá-la! Ia ser espetacular. Ninguém agüenta mais aquele formato! Já está na hora dele também inovar”, conta Roberto Justus.

Se esta versão for bem aceita no Brasil, ela poderá ser exportada para outros países que também produzem a atração (ao todo são 18 nacionalidades). 

Ex-participantes são contratos

Justus aproveitou o encontro para revelar que além de contratar os três vencedores das outras edições, acabou convidando outros dois participantes para integrar a equipe da sua empresa Young & Rubicam.

“Ninguém sabe, mas contratei a Márcia Beatriz de Queiroz, a Bia. Ela perdeu a última edição para o Ancelmo, mas gostei muito de sua forma de trabalho. Um dos fatores para não ter conseguido a vitória foi por sua personalidade forte. Ela é uma pessoa difícil de conviver. Mas agora está na Young, na área de planejamento.”

A outra contratada foi Elise Passamani, que participou na primeira edição de O Aprendiz. Também perdendo a vaga para Vivianne, Justus não dispensou a jovem.

“Ela é uma ótima funcionária, minha equipe da Young a adora.”

Sobre os grandes vencedores das três edições do programa, Justus revela que está um pouco decepcionado com Porcel (O Aprendiz 2).

“Porcel é o único vencedor que está me devendo um pouco. Mas ele foi humilde de aceitar trocar de cargo e ganhar um salário menor. Agora ele é supervisor de atendimento. Já a Viviane e o Ancelmo estão muito bem.”

Ancelmo, que está na empresa Wunderman, localizada em Nova Iorque, há poucos meses, já começou a montar sua casa.

“Ele está encantado. Envolvido em projetos. Todos estão muito contentes com seu trabalho. Esse cara veio para arrebentar!”, finaliza Justus.

Novo programa após Aprendiz 4

“Estou desenvolvendo com a emissora uma nova atração. Será algo para o final de 2007, mas não vejo a hora de iniciá-la.”

Não querendo adiantar detalhes sobre o programa, o empresário apenas revela: “Podem esperar, vamos produzir algo bem diferente do Aprendiz.”

Se tudo der certo, a divulgação será feito em junho, no último episódio de Aprendiz 4: O Sócio.

---


×