Rock in Rio patrocina ação que recupera Amazônia

Por - 30/11/16 às 21:40

Divulgação/ISA/Rogério Assis

Começou nesta quarta-feira (30), um projeto muito bacana e sustentável: o Amazonia Live. A iniciativa é do Rock In Rio e pretende plantar mais de quatro milhões de árvores com a ajuda do público. As primeiras mudas foram plantadas com a ajuda de indígenas, agricultores familiares e outros coletores da Rede de Sementes do Xingu na Fazenda Rancho 60, em Bom Jesus do Araguaia.

O projeto foi lançado em abril de 2016 e, em agosto, teve como marco inicial um show inédito em um palco flutuante montado no meio do Rio Negro, na Floresta Amazônica, em Manaus, transmitido pela TV e pela Web para o mundo, chamando atenção para as questões ambientais.
Além de recuperar a área desmatada da floresta, o projeto ajudará a preservar a água na região e a fortalecer a economia local, uma vez que as sementes utilizadas no plantio são fornecidas pela Rede de Sementes do Xingu, formada por coletores que trocam e vendem sementes de árvores e outras plantas nativas da região. "A rede é uma articulação de cerca de 500 indígenas, agricultores familiares, pesquisadores, organizações parceiras que tem como objetivo reunir os saberes e a diversidade dos povos para coletar, conhecer e valorizar as sementes da floresta", explica Rodrigo Junqueira, coordenador do Programa Xingu do ISA.

O Amazonia Live tem como parceiros: Banco Mundial, Universidade Estácio de Sá, Conservação Internacional (CI-Brasil), Itaú, Manaus Luz, Manaus Ambiental e Gol. Para ajudar, basta entrar no site da Amazonia Live e participar das doações. 

---

Tags: