Rodrigo Lombardi diz que não pensa na repercussão de seus papeis
Por Redação - 02/12/12 às 10:27
Quem vê Rodrigo Lombardi na pele do disciplinado e imponente Théo, de Salve Jorge, não imagina o longo caminho percorrido pelo ator para conquistar o atual status profissional. No início da carreira, Rodrigo enfrentou inúmeras dificuldades para se manter no meio. As oportunidades não apareciam e precisou fazer, aproximadamente, 50 testes até conquistar um papel de destaque na tevê. Antes disso, no entanto, chegou a pensar em desistir da atuação por causa do escasso retorno financeiro.
Depois de conseguir alguns papéis na Band, na Record e no SBT, emendou seis trabalhos na Globo até ter a grande oportunidade da sua vida: interpretar o Raj, de Caminho das Índias. A princípio, o personagem deveria morrer para deixar o caminho livre para o casal Maya e Bahuan, de Juliana Paes e Márcio Garcia. Mas Raj fez tanto sucesso com o público – enquanto Bahuan não teve a mesma aceitação –, que se tornou o protagonista da trama.
"Tento me dedicar aos papéis sem pensar no tamanho da repercussão. Mas lógico que é um grande orgulho quando gostam do seu trabalho", pondera.
Agora, Rodrigo volta a trabalhar com a autora Glória Perez em uma situação bem diferente. Mais acostumado com a fama, o ator é considerado um dos principais galãs da Globo – título que dispensa.
"O texto e a direção exploram isso no Théo, mas eu não me considero assim", argumenta.
O lado galanteador do capitão da Cavalaria do Exército ficou evidente logo nos primeiros capítulos da trama, quando ele passa a ser disputado pela ex-namorada Érica, encarnada por Flávia Alessandra, e pela temperamental Morena, vivida por Nanda Costa.
"Ele tem fama de mulherengo, mas se apaixona de verdade pela Morena. E é aí que começa a saga desse casal", opina.
Na fase atual, Morena e Théo estão prestes a se casar. Mas, por causa dos problemas financeiros, Morena aceita ir para o exterior trabalhar como dançarina. Os dois terminam o noivado e se afastam. Só que a moça se torna vítima do tráfico internacional de pessoas e Théo decide ir atrás dela.
"Ele vai para a Capadócia, na Turquia, em busca do sonho de felicidade dele, que é essa mulher", adianta.
Um dos maiores empecilhos será a vilã Lívia, de Cláudia Raia, que usará todas as armas para evitar que Théo descubra sobre seu lucrativo negócio.
"A novela não existe sem conflito. A Lívia e o Théo vão se envolver, mas ainda não sei como será essa relação", conta, sobre a possibilidade de a vilã tentar conquistar o capitão.
O lado heróico e romântico de Théo fazem dele um típico mocinho. Mas, para Rodrigo, o personagem tem outras missões na história.
"Há uma função social em mostrar a relação do exército com o Complexo do Alemão. Ele também é o fio condutor dos vários universos da novela, como a comunidade, a cavalaria e a Turquia", analisa o ator, que vê nas múltiplas tramas uma grande dificuldade para o elenco.
"Temos de ser o mais simples e cuidadosos possível porque esse projeto já é tão complicado, com tantos assuntos, que não podemos exagerar no tom das cenas", avalia.
Para encontrar a nuance certa para o papel, Rodrigo precisou estudar sobre a realidade do exército. Junto com outros atores do ncleo, passou uma semana na Aman, a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Sul Fluminense, acordando às 5 h e fazendo todos os exercícios de técnicas operacionais e de armamento.
"Como capitão, o Théo tem todo um 'modus operandi' de se posicionar e falar. Até hoje, um militar nos acompanha nas cenas para mostrar a forma correta de se portar", revela.
Entrar no universo dos personagens é uma forma de preparação comum entre os atores e Rodrigo Lombardi já teve inúmeras experiências nesse sentido. Foi assim quando teve aulas com um grupo de ilusionistas para interpretar o trapaceiro Constantino, de Bang Bang, seu primeiro trabalho na Globo, em 2005, e depois, novamente, para fazer o protagonista Herculano Quintanilha de O Astro, no ano passado.
"O ator tem de saber entender uma vida em poucos dias para poder executar da melhor forma possível. Exige muito tempo de assimilação e estudo", divaga.
Salve Jorge: Théo vai à Turquia investigar o desaparecimento de Morena
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.