Roger Federer emociona em homenagem a Rafael Nadal antes da aposentadoria
Por Luigi Civalli - 19/11/24 às 13:41
O tenista Rafael Nadal anunciou sua aposentadoria das quadras há um mês e o tenista espanhol recebeu uma homenagem especial de Roger Federer, um de seus maiores rivais e parceiros nas quadras. Em uma carta publicada nesta terça-feira (19), Federer recordou memórias marcantes de sua trajetória ao lado de Nadal e refletiu sobre o impacto do espanhol no mundo do tênis.
Na carta, Roger começou reconhecendo o impacto que Rafael teve em sua própria carreira. “Vamos, Rafa! Enquanto você se prepara para se despedir do tênis, tenho algumas coisas para compartilhar antes de ficar emocionado. Comecemos pelo óbvio: você me venceu, e muito. Mais do que consegui vencê-lo. Você me desafiou de uma forma que mais ninguém poderia”.
Federer também mencionou o estilo único e a intensidade do espanhol: “Eu não sou uma pessoa supersticiosa, mas você elevou isso a um nível muito grande. Montar as suas garrafas de água como soldadinhos de brinquedo em formação, arrumar o cabelo, ajustar as cuecas… Secretamente, eu sempre adorei a coisa toda. Porque era tão único – era tão você”.
Rivalidade entre Federer e Nadal
A rivalidade entre os dois atletas foi uma das mais icônicas do esporte, com 40 confrontos ao longo de suas carreiras. Federer lembrou do impacto de Nadal desde o início: “Depois do Australian Open 2004, cheguei a número 1 pela primeira vez. Pensei que estava no topo do mundo… até dois meses depois, quando você entrou em quadra em Miami e me derrotou de forma convincente”.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
O suíço destacou o quanto essa rivalidade impulsionou ambos: “Você fez eu repensar meu jogo – chegando ao ponto de alterar o tamanho da cabeça da minha raquete, na esperança de obter alguma vantagem”.
Além dos jogos intensos, Federer mencionou memórias fora das competições. “Ainda estou grato que tenha me convidado para o lançamento da Academia Rafa Nadal em 2016. Na verdade, eu que me convidei. Sabia que você era muito educado para insistir que eu estivesse lá, mas não queria ficar de fora”.
O suíço também relembrou o último jogo de sua carreira, na Laver Cup, em 2022, onde dividiu a quadra com Nadal em uma parceria de duplas. “Compartilhar a quadra contigo naquela noite, e compartilhar aquelas lágrimas, será para sempre um dos momentos mais especiais da minha carreira”.
Despedida
A carta termina com Federer reconhecendo o impacto de Nadal no esporte e desejando o melhor para ele nesta nova fase. “Você sempre foi um modelo para os jovens pelo mundo… Rafa, sei que você está focado nesta última fase da sua carreira épica. Vamos falar quando acabar. Por agora, só quero dar os parabéns à sua família e equipe, que tiveram um grande papel no seu sucesso”.
Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais