Romário e Tiririca acumulam funções no Congresso e na TV

Por - 30/10/11 às 10:05

Foto-Montagem/Ag.News/Divulgação Record

De tempos em tempos, o Congresso Nacional é tomado por celebridades e esportistas. No início do ano tomaram posse os deputados que exercerão o mandato até o dia 31 de janeiro de 2015. o ator Stepan Nercessian, o e-lutador Acelino “Popó” Freitas, Jean o ex-BBB Wyllys de Matos Santos, o ex-jogador Romário de Souza Faria e o palhaço Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, são fazem parte da lista de novos Deputados Federais.

Os dois últimos, porém, exercem outra profissão. O ex-jogador pediu licença não remunerada e rumou para o México, onde comentou os jogos da Seleção Brasileira de futebol masculino e feminino pela Record no Pan-americano. Já Tiririca, um dos deputados mais votados do País, com 1.353.820 votos, costuma gravar o Show do Tom regularmente. No momento ele faz o quadro “O Infeliz”, paródia doprograma  O Aprendiz, da Record.

Apesar das licenças serem não remuneradas, os deputados perdem dias de trabalho para fazer bico fora de Brasília. 

De acordo com a Constituição, porém, eles têm este direito. O Senador (ou o Deputado, na Câmara dos Deputados) pode solicitar licença para tratar de interesses particulares (neste caso não há pagamento de subsídios) (…) E, pela Constituição, ele só pode faltar até a 1/3 das sessões ordinárias. Caso contrário, perde o mandato.

Em alguns casos – saúde e interesse particular -, se a licença do titular do mandato for superior a 120 dias consecutivos, ou seja, de 121 dias em diante, será convocado seu primeiro suplente. Para tratar de interesse particular, entretanto, esses 121 dias não podem acontecer dentro da mesma sessão legislativa.

A Ph.D. em Ciência Política, MIT- Massachusetts Institute of Technology, EUA, (1985) e pós-doutorado no Center for Latin-American Studies, University of Califórnia at Berkeley (1997), Maria Helena de Castro Santos acha, que embora a constituição permita o ato dos dois, a população merece respeito.

“Sinceramente, eles não fazem falta. Pelo menos é uma licença sem remuneração. O Romário não tem a menor visão política. Sobre as normas da casa não sei te falar. Mas a população merece respeito, principalmente os eleitores dos Deputados”, disse Maria Helena ao site OFuxico.

Participação na sesseões da Câmara


Se a dupla dá suas escapulidas permitidas, eles são presenças garantidas nas sessões. Romário, que recebeu 146.869 votos, esteve nas 35 sessões. Enquanto isso, Tiririca teve duas faltas e não justificou nenhuma delas.

Ex-pugilista e empresário, Popó mantém projetos sociais e esportivos no Ceará como o Boxe Brasil e Instituto Acelino Popó Freitas. Ele esteve em apenas 22 sessões de 31 no Turismo e Desporto. Por fim, Stepan Nercessian foi em 43 das 74 sessões e Jean Wyllys de Matos Santos faltou em sete sessões.

O Fuxico: O site que é referência sobre famoso. Notícias apuradas, sempre em primeira mão.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.