Ronaldo estrela campanha mundial para refugiados

Por - 21/06/06 às 10:10

O atacante da Seleção Brasileira de Futebol, Ronaldo Fenômeno, camisa 9, foi escolhido para ser o astro da nova campanha mundial do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). A campanha, chamada Ninemillion.org (ou Novemilhões.org), tem o objetivo de arrecadar recursos para financiar programas educacionais e esportivos para nove milhões de jovens refugiados e deslocados internos em todo o mundo.

A iniciativa foi lançada em Londres como parte das comemorações do Dia Mundial do Refugiado e conta com o apoio de parceiros empresariais do ACNUR, como a Nike e a Microsoft, ambos fundadores do Conselho de Líderes Empresariais do ACNUR, e da Right to Play. Trata-se de uma organização internacional humanitária sediada no Canadá que se dedica a promover, por meio dos esportes, o desenvolvimento físico, social e emocional das crianças em campos de refugiados em todo o mundo.

Embaixador da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ronaldo é a estrela de um filme publicitário de 30 segundos, no qual ele diz que ‘jogar é algo que todas as crianças no mundo têm em comum’:  “Dê uma bola a uma criança, e ela joga”, afirma o atacante, entre imagens de jovens refugiados do Azerbaijão, Tailândia e Uganda. O filme, que já está disponível no site oficial da campanha (www.ninemillion.org) mostra que a prática de esportes ajudará esses jovens a crescer e a se tornar “o melhor que eles podem ser”.

A marca Nike produziu uma bola especial para a campanha e distribuiu 40 mil unidades para 200 campos de refugiados ao redor do mundo.

As bolas, produzidas pela Nike não serão vendidas. Entretanto, camisetas com a logomarca da campanha estarão à venda nas lojas da fabricante esportiva ao redor do mundo por US$ 20. Doações poderão ser feitas por pessoas físicas e por empresas por meio do site www.ninemillion.org.

Dois terços dos fundos, arrecadados pela campanha serão distribuídos pelo ACNUR para apoiar a educação nas comunidades de refugiados, prevenção e conscientização do HIV/AIDS, inclusão social das mulheres, e programas de educação para a paz em comunidades destruídas pelas guerras.

A outra parte financiará o acesso a programas de esportes, desenvolvidos pela Right to Play, para jovens refugiados, enfatizando a inclusão das meninas nas quadras de esportes.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.