Rose McGowan faz acusação contra diretor Alexander Payne

Por - 23/08/20 às 11:00

Reprodução/Instagram

Rose McGowan fez uma séria acusação contra o cineasta americano, ganhador do Oscar, Alexander Payne. Através de vários tweets a atriz, que foi uma das primeiras a denunciar Harvey Weinsten por abuso sexual, também acusou o diretor de abuso sexual quando ela tinha apenas 15 anos.

Não se sabe o que motivou a atriz a fazer somente agora essas acusações, mas ela deixou claro que busca uma desculpa pública do cineasta de 59 anos.

"Alexander Payne: ele fez eu me sentar e colocou um filme 'pornô suave', que dirigiu para a Showtime com um pseudônimo. Ainda me lembro do apartamento dele em Silverlake. Ele tinha dinheiro. Depois ele me deixou na esquina", escreveu McGowan em uma mensagem publicada no Twitter.

Em outro tweet ela expressou: "Só quero um reconhecimento e uma desculpa. Não quero te destruir", disse a atriz ao criador de filmes como Os Descendentes e Entre Umas e Outras.

"Se você está tentando ter sexo com uma menor, você está cometendo um crime, mesmo que a menor não saiba", justificou a atriz.

No Instagram Rose subiu uma foto sua da época em que foi abusada sexualmente pelo diretor, com uma grande mensagem:

"Ontem à noite, lancei uma bomba da verdade. Durante anos, pensei que um homem com quem tive relações sexuais foi uma experiência sexual que tive. Agora sei que tudo foi preparado. Eu fiz um teste para ele aos 15 anos. Depois da minha experiência com ele, parei totalmente de atuar até ser 'descoberta' aos 21 anos. Quando isso aconteceu, eu pensei, fod*-se, vamos fazer isso. Eu até enviei um tweet de parabéns por sua vitória no Oscar em 2012, é o quão profunda no Culto de Hollywood eu estava. Só três semanas após a divulgação da história de Harvey Weinstein é que reavaliei a situação. Eu me sinto mal por jogar uma bomba na vida e carreira de alguém, mas acho que isso é condicionamento social. Estou mais triste do que com raiva. Triste por mim aos 15 anos. Triste pelo eu adulto que ainda pensava que foi uma escolha que fiz. O cuidado é real. Quero que todos saibam que não é sua culpa se você foi massageado mentalmente para pensar que está tudo bem. Não é. Eu sei disso agora. Eu até chegava a esse diretor em eventos e perguntava a ele, com um sorriso: "Lembra quando você fez sexo comigo aos 15 anos?". E eu ria disso. Essa é uma programação social profunda. Se você está tentando fazer sexo com um menor de idade, está cometendo um crime, mesmo que o menor não saiba disso. Eu estava atraída por ele, então pensei que fosse por mim, mas isso não é correto. Eu não era adulta. Quando aconteceu, fui deixada para trás em Hollywood por um membro da família para me defender sozinha. Os lobos atacavam. Por favor, reconheça que, se isso aconteceu com você, a vergonha não é sua, é deles. Devolva. Os tratadores são operadores qualificados e, aos 15 anos eu não estava ciente dos sinais de alerta. Eu o nomeei no Twitter, mas como o Instagram é meu lado mais suave, eu simplesmente não quero seu nome aqui", explicou.

Por conta de suas acusações, Payne já começou a perder trabalhos. O diretor participaria na sexta-feira (21) de forma virtual, como jurado do festival de cinema de Lima, no Perú, porém a organização do evento decidiu cancelar sua participação.

Através de um comunicado informaram que eles farão um 'seguimento do caso' e afirmaram que seu compromisso na indústria é ser contra qualquer situação de abuso de poder e violência de gênero.

Se sente em paz

Rose McGowan, que foi uma das primeiras mulheres a acusarem Harvey Weinstein de agressão sexual quando, em 2017, ela alegou que ele a estuprou em 1997, finalmente encontrou a paz depois que o magnata do cinema foi considerado culpado de estupro em terceiro grau e ato sexual criminoso em primeiro grau no começo deste ano. Ela ficou aliviada por ele não poder machucá-la de novo.

Ela disse a revista OK!: "O sentimento de paz chegou. Essa pessoa não pode mais me machucar. Ele era como uma demolição. Ele destruiu muitas vidas. Agradeço a Deus que o júri viu através de tudo. Depois de ser considerado culpado, ele disse, 'Não acredito que isso acontece na América'. Foi a primeira vez que eu concordei com ele".

Rose confessa que ficou surpreendida quando ele foi considerado culpado e condenado em Nova York a 23 anos de prisão, pois achava que ele sairia ileso por ser quem é.

Quando perguntaram como ela se sentia sobre o veredito, disse: "Fiquei chocada. Os casos que eles tentaram em Manhattan eram fracos, acho que Harvey achou que ele iria se livrar por causa daquilo. É por isso que ele dormiu durante o testemunho", relembra.

"Uma de suas vítimas teve um colapso, e ele estava dormindo", criticou.

A atriz de 46 anos falou anteriormente que acreditava que as pessoas eram pagas para 'aterrorizar sua vida e admitiu que se sentiu tão pressionada que fugiu para um retiro, onde teve um 'colapso mental'.

---