Sacha Bali fez laboratório no Complexo do Alemão por conta própria

Por - 22/12/12 às 16:04

Jorge Rodrigues Jorge / Carta Z Notícias

Muitos atores, quando precisam interpretar personagens com estilos de vida diferentes, fazem laboratório. Isto é, passam a conviver com pessoas semelhantes ao papel para aprender seu jeito de falar e gestos. Em Salve Jorge, parte do elenco viajou para a Turquia para conhecer melhor o país retratado na trama e gravar algumas cenas. Alguns outros conviveram com militares para aprender melhor a postura de quem trabalha nesse meio. Mas, no caso de Sacha Bali, que interpreta o traficante Beto, a situação ficou mais complicada.

"Quem está fazendo os personagens do Exército ficou um tempo com os militares. O pessoal da Turquia foi para lá. E eu? Ninguém virou e falou: 'Agora você vai para boca'. Então, tive de correr por fora", explica.

Buscando retratar Beto da melhor forma possível, o ator passou a visitar o Complexo do Alemão por conta própria. Sacha começou a frequentar a comunidade junto de um amigo, responsável por um projeto social no Alemão. No começo, a atitude causou desconfiança. Mas logo os moradores o reconheceram por seu papel na trilogia escrita por Tiago Santiago, composta pelas tramas Caminhos do Coração, Os Mutantes: Caminhos do Coração e Mutantes – Promessas de Amor, da Record.

"Me chamavam de Metamorfo, vinham falar comigo e pediam para tirar foto", conta.

A intenção do ator era aprender a atitude, as gírias e as especificidades do local. Para isso, visitou o complexo uma vez por semana durante meses e fez amizade com os moradores.

"Eu quero fazer um trabalho bom e quero que eles se sintam representados quando virem o personagem em cena. E eles estão se amarrando, me dão muita força", diz, usando até uma das gírias que incorporou a seu vocabulário.

O personagem de Sacha é um traficante que se tornou o primeiro amor da vida de Morena, interpretada por Nanda Costa, quando ela tinha apenas 14 anos. Mas, ao descobrir que a jovem estava grávida, desapareceu.

"Na trama, ainda não ficou claro por que ele sumiu exatamente, se foi só para fugir das responsabilidades de ter um filho ou se teve outro motivo", acrescenta.

Sendo machista, Beto acreditava que a mulher devia ser submissa, mas encontra o oposto disso em Morena.

"A Morena é totalmente arredia. Por isso, eles batem de frente o tempo todo", explica. Com a pacificação, ele retorna ao morro e começa a procurar seu filho.

Depois de seis anos na Record, Sacha Bali encara seu primeiro papel na Globo, abandonando o ambiente onde já se sentia em casa e conhecia todo mundo.

"Mas eu dei sorte de cair entre a Roberta Rodrigues e a Nanda Costa que, além de grandes atrizes, são meninas com um coração enorme", elogia as colegas de elenco.

O ator havia terminado as gravações de Vidas em Jogo e sua saída da emissora já estava acertada. Luís Antônio Rocha, produtor de elenco que o havia escalado para seu primeiro papel na Record e que agora trabalha na Globo, lembrou de Sacha e o chamou para o teste.

"Meu contrato terminou em uma segunda-feira. Fiz o teste na quarta e recebi a resposta na sexta. Isso é bem raro. Me sinto privilegiado", relata.

Além de atuar, Sacha também dirige, produz e escreve. Com muitos projetos que ainda pretende realizar, ele produziu no ano passado a peça As Próximas Horas Serão Definitivas. Sacha considera que o ator exerce uma função muito importante ao levar uma emoção ao público.

"Eu também tenho vontade de conceber os projetos, ser quem pensa a emoção antes que ela saia para o público", conta.

O ator revela que não tem um meio onde se sinta mais à vontade, tudo depende do projeto e das pessoas envolvidas.

"Mas a verdade é que eu adoraria fazer mais cinema", acrescenta. 

Sacha Bali revela detalhes do fim da novela Vidas em Jogo

---