Saiba mais sobre Aguinaldo Silva, autor de O Sétimo Guardião

Por - 12/11/18 às 08:15

Divulgação/O Sétimo Guardião/Cesar Alves/TV Globo

Pernambucano de Carpina, o autor Aguinaldo Silva começou a trabalhar aos 14 anos e, com seu primeiro salário, comprou o livro Bom Dia, Tristeza, de Françoise Sagan, que o despertaria para a carreira. Dois anos depois, publicou sua primeira obra, Redenção para Job, e rapidamente conseguiu um emprego no jornal Última Hora, do Nordeste. Aguinaldo se tornou roteirista por acaso, já no Rio de Janeiro.

Tinha saído do jornal O Globo, onde trabalhava como editor, e recebeu um telefonema de Daniel Filho para escrever um seriado policial – Plantão de Polícia. A partir daí, já se somam mais de três décadas, quase 20 novelas, seriados e minisséries como a pioneira na televisão: Lampião e Maria Bonita. Entre as décadas de 1980 e 1990, Aguinaldo escreveu sucessos dentro do realismo mágico como Tieta, Pedra Sobre Pedra, Fera Ferida, e A Indomada. Seu último trabalho no gênero foi Porto dos Milagres, em 2001.

O Sétimo Guardião, além de marcar a volta do autor a esse universo, é a continuação da bem-sucedida parceria com o diretor Rogério Gomes, que começou em 2014, com Império.

Ele conta como surgiu a ideia de escrever O Sétimo Guardião.

“Quando comecei a pensar nesta novela, me veio essa questão do valor da água e o fato de que, em breve, ela vai se tornar o bem mais precioso do planeta. Ao mesmo tempo, eu já vinha tendo a vontade de retornar ao realismo mágico, então criei essa fonte protegida por sete guardiães e a história de amor de Luz e Gabriel. Voltei ao realismo mágico porque comecei a perceber que a realidade estava ficando dura demais, e que nenhuma ficção poderia competir com isso. Além do mais, me divirto nesse estilo, onde tudo é possível, onde o escritor é senhor absoluto dos acontecimentos. Onde, se eu quiser, posso fazer até um carro voar. E, quando percebo que o espectador acreditou nessas ideias, a sensação é boa demais”.

Tags:

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.