Saiba mais sobre quem escreve a trama Tempo de Amar, da Globo

Por - 24/09/17 às 10:30

Divulgação/Globo/Rafael Campos

Quem Escreve?

Alcides Nogueira

Nascido em Botucatu, Alcides Nogueira se mudou para São Paulo com a família aos 17 anos. Logo depois ingressou na Faculdade de Direito com o objetivo de se tornar diplomata. Começou a trabalhar na Editora Abril e foi lá que conheceu Maria Adelaide Amaral, Walther Negrão e Inácio de Loyola Brandão. Ao deixar o emprego na editora, seguiu para uma temporada na Europa e deu início à produção de textos para o teatro. Em 1981, recebeu o Prêmio Molière pela peça Lua de Cetim e no ano seguinte pela adaptação do livro Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva.

Começou na Globo em 1980 como redator de publicidade, mas o sucesso no teatro fez com que ele fosse convidado para compor a equipe de redatores de teledramaturgia. O primeiro trabalho na área foi Caso Verdade, em 1982, adaptando histórias enviadas pelos telespectadores. Dois anos depois, trabalhou em parceria com Walther Negrão, em Livre para Voar. Com o mesmo parceiro, escreveu sua primeira novela como titular, De Quina Pra Lua e logo depois Direito de Amar. Com Ana Maria Morethzsohn trabalhou no texto de O Salvador da Pátria e logo depois Rainha da Sucata, com Silvio de Abreu, com quem ainda colaborou em Deus nos Acuda, A Próxima Vítima, Torre de Babel e As Filhas da Mãe. Sua segunda produção como autor principal foi O Amor está no Ar e com Gilberto Braga escreveu Força de Um Desejo, primeira de época de sua carreira. Alcides Nogueira também foi autor das minisséries Um Só Coração e JK, ambas em parceria com Maria Adelaide Amaral. Escreveu Ciranda de Pedra e O Astro (com Geraldo Carneiro). Recentemente, com Mario Teixeira, escreveu I Love Paraisópolis (2015). 

Ele define sua nova novela, Tempo de Amar.

“É uma novela de amor com muitas reviravoltas, um folhetim clássico que se passa entre 1927 e 1930, antes da Era Vargas. Gosto de dizer que não é uma história de amor, são muitas histórias de amor. Amores danosos, culpados, plenos, sofridos. O amor é o motor da trama”.

Tags:

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.