Saiba quem é Paul Watson, ambientalista que famosos pedem que saia da prisão
Por Flavia Cirino - 03/09/24 às 06:29
Preso desde o último dia 21 de julho em Nuuk, capital da Groelândia, Paul Watson, ativista norte-americano-canadense de 73 anos, continua sua luta contra a caça ilegal de baleias.
Neymar é inocentado em crime ambiental. Entenda!
Watson, conhecido por seu trabalho com a ONG Sea Shepherd e por sua dedicação de mais de 50 anos à proteção da vida marinha, aguarda uma decisão sobre o pedido de extradição feito pelo Japão. Enquanto isso, sua detenção gerou uma onda de apoio internacional, com campanhas em diversos países pedindo justiça.
A prisão de Watson tem causado indignação em várias partes do mundo. No Brasil, por exemplo, artistas se uniram para divulgar um vídeo nas redes sociais, pedindo a libertação do ativista.
“O homem que dedicou mais de 50 anos a proteger as baleias ao redor do mundo. A estimativa é que o trabalho dele já tenha salvado a vida de mais de 6,5 mil baleias. E, neste ano, o Japão botou no mar o baleeiro que já foi construído. E inclusive já avisou que eles vão se dar o direito de matar mais de 200 baleias de diversas espécies”, afirmam as celebridades no vídeo, compartilhado nos perfis da ONG.
Entenda o motivo da prisão do ambientalista
Paul Watson segue detido a pedido do governo japonês, que o acusa, antes de mais nada, de envolvimento em danos a um navio baleeiro em 2010. Watson se encontrava no navio John Paul Dejoria, quando acabou preso e levado para uma das cadeias mais remotas do mundo.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
“Agora, o capitão Paul Watson corre o risco de extradição e condenação a 15 anos de prisão”, disse um representante.
O tribunal de Nuuk, entretanto, deve decidir na próxima quarta-feira, 4 de setembro, sobre a sua permanência em prisão preventiva. A acusação argumenta que a medida visa evitar uma possível fuga de Watson.
No entanto, para Watson e sua equipe de defesa, o caso representa uma vingança: “Eles querem me usar como exemplo para mostrar que sua caça às baleias é intocável”.
O legado de Paul Watson
O ambientalista fundou a “Sea Shepherd Conservation Society” em 1977, no Canadá. A organização atua na pesquisa, investigação e aplicação de leis para proteger a vida marinha globalmente.
Watson também foi um dos fundadores do Greenpeace, mas deixou a organização para criar a “Sea Shepherd” com o foco em ações diretas não-violentas.
Reconhecido sobretudo como um defensor incansável do meio ambiente, Paul Watson recebeu inúmeros prêmios, incluindo o título de um dos 20 maiores heróis ambientais do século 20 pela revista Time, em 2000, e sua inclusão no Hall da Fama dos Direitos dos Animais dos EUA, em 2002.
Em 2012, ele se tornou a segunda pessoa a receber o Prêmio Júlio Verne, concedido a ambientalistas e aventureiros.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino