Saiba tudo sobre a nova novela da Globo, Saramandaia. Figurino

Por - 01/06/12 às 12:44

Divulgação/TV Globo

Figurino e caracterização

As equipes de caracterização e efeitos especiais trabalharam em afinada parceria. Mas o desafio era mesmo grande: recriar os emblemáticos personagens Dona Redonda e o lobisomem Aristóbulo para passar o máximo de realismo possível em tão diferentes corpos.

O primeiro passo foi escanear o corpo real dos atores para moldá-los em fibra de vidro. Gabriel Braga Nunes, Vera Holtz e Sergio Guizé (que precisava de uma corcunda para João Gibão) voaram para Los Angeles (Estados Unidos), onde a técnica chamada de body scanning é mais avançada. Para o início da parte de criação, as equipes contaram com a consultoria de Mark Coulier, maquiador inglês premiado pela caracterização de Meryl Streep no filme A Dama de Ferro.

A pedido da equipe de direção da novela, a grande preocupação dos profissionais envolvidos no processo de transformação da Dona Redonda foi garantir mobilidade à atriz Vera Holtz.

Durante quatro semanas, aproximadamente dez tipos diferentes de material foram utilizados nos cinco processos que deram vida a Dona Redonda. Em gordas camadas, seu corpo exigiu o desenvolvimento de técnicas de ventilação e hidratação para que a atriz não sofresse com o calor e a transpiração excessiva.

O corpo do lobisomem segue o mesmo princípio de realismo e conforto para o ator. Para sua composição, a prioridade foi trabalhar com materiais translúcidos que permitissem rápida adesão à pele real e facilidade na pintura de tons amarronzados. O silicone utilizado fica justo ao corpo do ator, dá formato à musculatura do lobisomem e ajuda na colocação do pelo.

Tudo no lobisomem é inédito e pioneiro. Pela primeira vez, os técnicos da Globo utilizaram uma escultura e um molde em fibra de vidro para desenvolver o nariz do personagem em silicone. Quando encaixado ao rosto do ator, é impossível ver as marcas ou emendas na pele real. Todo esse processo, de encaixe do nariz e das demais partes do corpo do lobisomem ao do ator, leva cerca de cinco horas para
terminar. 

A família de Aristóbulo também merece destaque. A cabeça de seu pai Belisário foi moldada e pintada a partir do escaneamento do rosto do ator Luiz Henrique Nogueira para então ser encaixada na redoma de vidro fabricada pela equipe de produção de arte.

A caracterização da divertida senhora, por sua vez, foi inspirada na estilista inglesa Vivienne Westwood. Seu cabelo laranja gera certa estranheza, liberando-a da sisudez das tradições.

Se pelo texto do autor Ricardo Linhares já não é fácil localizar a fictícia Bole-Bole dentro do Brasil, imagine quando a novela estrear e apresentar ao público a tão curiosa cidade. É que, elevada por uma alta colina, ela é cercada por canaviais, bosques e lençóis d'água. As distintas paisagens não estão juntas na realidade e misturá-las representou um grande desafio para a equipe de
computação gráfica e direção.

Preocupados em passar o máximo de realismo possível, técnicos e diretores pesquisaram referências mundiais em cenografia virtual até encontrarem a tecnologia adequada para montar o entorno da cidade.

Trazida da Califórnia (Estados Unidos), uma técnica inovadora e inédita no Brasil passou então a criar dunas, árvores, mares e plantações em quantidades e em texturas muito próximas às reais.

Desde dezembro de 2012, as equipes estão construindo uma malha de cenário virtual para estruturar a cidade com todos os seus elementos físicos e, assim, conseguirem gravar em todos os planos que a história pede.

Com a tecnologia em andamento e enxergando as várias possibilidades que tinham nas mãos, conseguiram também ampliar o cemitério onde o lobisomem Aristóbulo (Gabriel Braga Nunes) passeia durante as madrugadas.

O objetivo da direção da novela sempre foi usar as possibilidades da computação gráfica, como retoques virtuais e composições 3D, da maneira mais realista possível, dentro da linguagem fantástica da trama. Por isso, o casamento entre o efeito mecânico e o efeito digital foi fundamental. A transformação do professor Aristóbulo (Gabriel Braga Nunes) em lobisomem, por exemplo, foi levada em  consideração durante todo o processo de caracterização manual do personagem. À equipe de computação gráfica, foram enviadas todas as informações como tons de pele, medidas do corpo, etc.


 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.