Saiba tudo sobre a nova novela da Globo, Saramandaia. Quem Escreve
Por Redação - 01/06/12 às 12:38
Quem escreve
Ricardo Linhares
Ricardo Linhares iniciou sua carreira em 1983, como autor no programa Viva o Gordo, protagonizado por Jô Soares. Este ano, ele comemora 30 anos de carreira na Globo.
O autor está em sua 16ª novela e escreveu, em parceria com Aguinaldo
Silva, sucessos como O Outro, Pedra Sobre Pedra, Fera Ferida, além de Tieta e A Indomada, obras baseadas em realismo fantástico. O gênero, tão bem escrito por Ricardo, volta agora à teledramaturgia com a releitura de Saramandaia, escrita em colaboração com Ana Maria Moretzsohn, Nelson Nadotti e João Brandão e pesquisa de Leusa Araújo. A novela é um antigo projeto do autor, que crê no papel fundamental da obra no cenário cultural brasileiro.
“Há anos tenho vontade de adaptar Saramandaia. Era um antigo projeto
meu, que ficou um tempo engavetado. Mas quando a Globo abriu o
horário das onze para novelas, ele foi prontamente aprovado. Acho uma
excelente trama para o horário. Com curta duração e capítulos
menores, acredito que existe um público pronto pra curtir o realismo
fantástico. O que me fascina no trabalho do Dias Gomes, autor da obra
original de 1976, é que em Saramandaia os personagens emblemáticos
entraram para a história da televisão brasileira, como o Zico
Rosado, o João Gibão, o Cazuza, o lobisomem. Esses personagens
marcaram toda uma geração que assistiu à novela e agora despertam a
curiosidade de quem não assistiu. É uma ótima oportunidade de
mostrar esses tipos para as novas gerações, agora com o auxílio dos
efeitos especiais”, disse.
Ricardo Linhares destaca que Saramandaia é uma novela livremente
inspirada na obra de Dias Gomes porque teve toda liberdade para fazer
as mudanças que quis.
“Descartei tramas e personagens que estavam datados, e criei núcleos e personagens novos, que não existiam em 1976, para interagir com os tipos remanescentes da trama original. Como exemplo, cito a personagem Vitória Vilar (Lilia Cabral) e sua história de amor com Zico Rosado (José Mayer). A trama deles, com segredos, mistérios e problemas do passado que foram abafados durante 30 anos, foi escrita especialmente para a novela de agora. Eu criei para essa versão uma trama que engloba duas famílias rivais, a Rosado e a Vilar, que não existiu originalmente. Através deles, toco num ponto muito comum no interior do Brasil: a rivalidade entre famílias. Aqui, essas duas famílias disputam, há quase 200 anos, o poder, terras e o controle da região de Bole-Bole. Dentro desse conflito de família, existem histórias de amor mal resolvidas. Vamos acompanhar três gerações de amor e ódio, três romances que foram interrompidos por essa rivalidade.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.