Saiba tudo sobre a novela A Lei do Amor, da Globo – História
Por Redação - 28/09/16 às 11:50
História
"A novela é uma história de amor em todas as suas formas: paixão, amor romântico, amores passados, amores que morreram ou se transformaram. Os que se quebraram. Os que foram vividos precariamente ou nunca chegaram a ser vividos". Assim Maria Adelaide Amaral define A Lei do Amor, novela das 21h, assinada também por Vincent Villari, que estreia segunda-feira (03), com direção artística de Denise Saraceni.
Existem aqueles que são obstinados pelo poder, que põem em foco a ganância, a vingança ou a inveja. O confronto destes sentimentos norteia a história da família Leitão, a mais poderosa de São Dimas. É uma família cheia de nuances, que guarda muito segredos. Um deles, crucial, mudará definitivamente o destino do patriarca Fausto Leitão (Tarcísio Meira).
A família Leitão
Magnólia (Vera Holtz) ou Mág é a matriarca da família Leitão. Mulher de várias facetas, é vista como uma santa pelos moradores de São Dimas. Para outros, é lobo em pele de cordeiro. Fausto é seu marido, empresário do ramo de tecelagem, um homem ambicioso, prestes a ingressar na carreira política.
Pedro (Chay Suede/ Reynaldo Gianecchini) é o contraponto. Filho do primeiro casamento de Fausto com a falecida esposa, é justo, determinado. Formado em Arquitetura, tem paixão por veleiros.
Pedro conhece o amor de sua vida, Helô (Isabelle Drummond/Claudia Abreu), no momento mais difícil da vida da jovem. Sem recursos e sem esperanças, ela mal consegue ajudar no sustento da família. A mãe, Cândida (Denise Fraga), tem leucemia em estágio avançado e o pai, Jorge (Daniel Ribeiro), sofre de alcoolismo e acaba de ser demitido. Eles tinham tudo para viver em lados opostos, afinal, foi o pai de Pedro que demitiu Jorge do emprego, o que marcou a vida da família de Helô para sempre. Mas ninguém manda no coração. Helô e Pedro se apaixonam.
A jovem perde o pai no mesmo dia em que Fausto lança candidatura a prefeito da cidade. Helô ameaça acabar com todos da família Leitão, mas deixa o namorado a salvo de seu rancor. O amor entre os dois é verdadeiro, forte e ameaçador. Para Mág é um risco ver seu enteado tão próximo de alguém cujo desejo é destruir sua família e ela promete acabar com o sentimento que une Pedro e Helô.
20 anos depois
O rompimento com Helô, armado por Mág e Fausto, e a sordidez política que sua família representa afastam Pedro de São Dimas e o faz viver por muitos anos num veleiro fora do Brasil. Quando volta para sua cidade natal, a pedido de seu pai e para estar presente na festa de seu aniversário, ele mantém um senso de justiça e ética. Neste retorno a São Dimas, tem também a oportunidade de rever Helô, casada com o megaempresário Tião Bezerra (Thiago Martins/José Mayer) e mãe de dois filhos.
Fausto não esconde que foi capaz de quase tudo para chegar aonde chegou. Bem-sucedido, não se orgulha da trajetória que o levou ao topo. Ele fraudou, foi corrompido e corrompeu. Mas está esgotado. Quer jogar tudo para o alto e ir embora com sua amante, Suzana (Regina Duarte), disposto a recomeçar. Mais uma vez, o amor aparece como protagonista desta história, com o poder de transformar o caráter de um homem.
Mas a teia política em que Fausto se meteu é muito mais sórdida. Um jogo perigoso culmina em um atentado que o silencia. Ele tem vários inimigos, todos com motivos de sobra para encomendar sua morte. Com o atentado, Tião, o marido de Helô, se aproxima de Mág. Mas o motivo dessa aproximação, com fachada de acolhedora, nem passa pela cabeça da matriarca.
O retorno de Pedro
A paisagem deslumbrante de Paraty, no Rio de Janeiro, é o palco do reencontro de Pedro e Helô, 20 anos depois, no mesmo lugar onde eles fizeram juras de amor. Helô procura o símbolo daquele romance que ainda hoje lhe tira o fôlego: um anzol em formato de coração, enferrujado, mas resguardado pelo tempo. Foi a lembrança de uma viagem que o casal fez na adolescência. Pedro escolheu uma das árvores de um píer para pendurá-lo, uma forma de eternizar aquele momento e o calor daquela paixão. A nostalgia da memória deste passado é interrompida por uma surpresa: apesar de trazer à tona o amor nunca esquecido, aflora também a mágoa por uma noite que mudou o curso daquele romance. Helô nunca esclareceu o flagra de uma traição de Pedro – que, na verdade, não passou de uma grande armação de Magnólia.
Já prevendo problemas com Helô, que não escondia seu rancor pela família Leitão, Mág pediu para que Gigi (Mila Moreira), sua amiga e dona de uma agência de modelos, lançasse a jovem numa carreira internacional. Mas nem uma longa viagem esfriou a relação do casal. Magnólia, então, contratou uma secretária, Suzana, para que a moça se aproximasse de Pedro armando uma cena quase inquestionável de traição. O feitiço deu certo, mas se virou contra o feiticeiro. Suzana acabou se envolvendo verdadeiramente com Fausto (Tarcísio Meira).
O esclarecimento desse desencontro de Pedro e Helô só é revelado porque Fausto está disposto a começar uma vida nova. Assim que Pedro volta ao Brasil, ele revela a verdade, que corrói Pedro e o faz lembrar por que decidiu abandonar sua casa e sua cidade. Ao mesmo tempo, é libertadora. Ele consegue entender a profunda mágoa de Helô e o casamento com Tião. E, claro, serve como estopim para que ele faça tudo para reconquistá-la.
Fausto ainda não revela os motivos que o fizeram tomar a decisão de desistir de sua carreira política e muito menos de seus planos de partir com Suzana. Ele ainda precisa reunir algumas provas e teme pela segurança do filho.
No retorno à casa dos Leitão, Pedro se depara com a fragilidade daquele ambiente e de sua família. A irmã, Vitória (Sophia Abrahão/ Camila Morgado), vive presa a um casamento com um homem que mal a olha, Ciro (Maurício Destri/ Thiago Lacerda). O outro irmão, Hércules (João Vitor Silva / Danilo Granghéia), continua aprisionado pela autoridade dos pais. Ficou viúvo da primeira mulher, com quem teve três filhos, Tiago (Humberto Carrão), Ana Luiza (Bianca Muller) e Camila (Bruna Hamu), e agora é absolutamente obcecado por Luciane (Grazi Massafera), ex-garota de programa cujo sonho é se tornar primeira-dama.
A festa de aniversário e o atentado
A festa de aniversário do patriarca é um espetáculo à parte, muito bem capturado pelas lentes de Ana Luiza (Bianca Muller), uma das filhas de Hércules (Danilo Granghéia) e neta de Fausto, que sonha em ser documentarista. Ana Luiza tem uma percepção crítica e registra diversos momentos comprometedores que observa naquela poderosa família. Entre os convidados estão Helô e sua família. Mesmo lutando para ficar longe de Fausto e seus herdeiros, o acaso insiste em aproximá-la dos Leitão. Isso porque sua filha, Letícia (Isabella Santoni), acaba se apaixonando por Tiago (Humberto Carrão), um dos netos de Fausto, e jamais a perdoaria se faltasse àquela comemoração.
Helô chega à festa sozinha, depois que Tião e Letícia já estão no local. Antes de entrar, se depara com Pedro (Reynaldo Gianecchini) que, já ciente de toda a verdade, consegue finalmente conversar com o grande amor de sua vida e esclarecer o mal-entendido que os separou por 20 anos. Dentro da mansão da família Leitão, a festa começa com confusão. O atual prefeito de São Dimas, Augusto (Ricardo Tozzi), invade a comemoração para tomar satisfação sobre um boato de gay envolvendo seu nome, espalhado por seus opositores. No meio da discussão, Fausto perde o controle e acaba agredindo Augusto.
A presença de Tião gera outro momento de tensão, devidamente registrado pela câmera curiosa de Ana Luiza. Num escritório da casa, longe de todos os convidados, Fausto aparece exaltado diante de Tião, que não perde a serenidade. Magnólia também não escapa ilesa. A chegada de Suzana, que a essa altura já virou amante "oficial", irrita a anfitriã. Suzana precisa falar com Fausto o mais rápido possível para mostrar a ele as últimas provas que conseguiu reunir sobre uma descoberta que envolve sua vida política e familiar. No escritório, longe de todos, Fausto desaba, inconformado com o que acaba de ver e exausto por estar no centro daquele picadeiro.
Antes de ir embora, Suzana avisa a Pedro que a verdade é estarrecedora e que Fausto precisava ver tudo com os próprios olhos para poder acreditar. Pedro fica angustiado com a situação e decide confrontar o pai. Quer entender por que ele o chamou de volta ao Brasil. Diante dos documentos, Fausto resolve que não vai colocar a vida de ninguém em risco, e está disposto a pagar o preço para recomeçar sozinho. Ele então reúne tudo o que conseguiu e vai embora com Suzana. Porém no caminho acaba vítima de um atentado.
Muitos são os suspeitos de tentar tirar a vida de Fausto. Líder político da região, ele prejudicou muita gente e tem outras provas que podem pôr uma dezena em situação bem delicada. Em sua própria família, já não sabe mais em quem confiar. Com o pai em estado grave, Pedro fica obstinado em desvendar a verdade, enquanto luta por seu grande amor, Helô.
Os empecilhos do romance
A reaproximação entre Pedro e Helô se torna inevitável depois de tudo esclarecido entre eles. Mas 20 anos se passaram, e a vida não é mais a mesma. Helô é casada e tem dois filhos. Letícia, sua filha mais velha, tem a saúde frágil e acaba de terminar um tratamento contra a leucemia, a mesma doença que sua mãe Cândida enfrentou. E Tião usa essa situação para chantagear Helô.
Mesmo sabendo da reaproximação com Pedro, Tião tenta manter seu casamento. Ele sabe bem que Helô não o ama mais e que quer recuperar os anos longe de seu grande amor, mas parece obcecado em manter a relação. Helô desconfia da aproximação cada vez maior de Tião com a família Leitão. Depois do atentado, especialmente, ele se mostra exageradamente solícito com Magnólia e aposta todas as fichas no casamento de Letícia com Tiago (Humberto Carrão), neto de Fausto.
Tiago é apaixonado por Letícia (Isabela Santonni), esteve ao lado dela nos piores momentos do tratamento. Faz uma festa quando ela tem alta, mas quando a maré começa a melhorar que o romance parece querer nadar em águas mais mornas. A paixão cede lugar ao ciúme e a insegurança, e o jovem se interesse por outra pessoa.
A pressão de Tião para o casamento dos dois, no entanto, é intimidadora. Ele usa a imagem da família Leitão para expor na mídia o compromisso da filha com Tiago, antes que este desista. Letícia, afetuosa, torna-se obcecada pela ideia de não perder Tiago e não permitir que Helô abandone o pai, ainda mais para ficar com um homem como Pedro, a quem ela considera um desagregador e mau caráter.
As verdadeiras motivações de Tião estão em seu passado, que Helô pouco conhece e que ele faz questão de não dar muitos detalhes. O único que sabe de toda a verdade da trajetória do empresário é Miro (Jorge Lucas), seu fiel motorista. Os dois foram muito amigos quando jovens, na época em que Tião trabalhava na olaria do pai de Magnólia.
Salete e os frentistas
No dia do fatídico atentado, dois motoqueiros param para abastecer antes de seguir o carro onde estavam Fausto e Suzana. Salete (Claudia Raia), a dona do famoso posto de gasolina de São Dimas, identifica os rapazes ao ver o vídeo da polícia rodoviária, mas não diz nada por medo de se envolver e sofrer retaliação. De origem humilde, Salete é a euforia em pessoa. Expansiva e espontânea, ela suportou a infidelidade e a incompetência administrativa do marido e fez o que pôde para não deixar o posto falir e dar um lar decente às filhas Jéssica (Marcella Rica) e Flávia (Maria Flor), esta adotada ainda bebê pela dona do posto. Após a morte do marido, Salete toma a frente dos negócios e, para saldar as muitas dívidas, tem uma grande ideia. Contrata frentistas bonitões para trabalhar. E dá muito certo! O posto vira notícia e sai do vermelho.
Salete não tem pudor algum em levar a vida deste jeito, pois trabalhou muito, foi fiel ao marido e fez tudo pelas filhas. Curiosamente, é com Flávia que Salete mais se identifica. Jéssica, a filha biológica, se envergonha daquela mãe excessivamente eufórica e da cafonice daquele posto de gasolina, e faz de tudo para esconder sua origem das amigas.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.