Saiba tudo sobre a novela Além do Horizonte – Figurino
Por Redação - 31/10/13 às 11:29
Quem vive em uma região mais simples, no meio da mata, e onde até o acesso a um telefone é restrito, tem um estilo de vida e um visual menos sofisticados. Partindo dessa premissa, Maria do Socorro Baptista, caracterizadora de Além do Horizonte, e Karla Monteiro, figurinista da novela, criaram o visual dos ersonagens de Tapiré, a cidade fictícia da trama. Celina (Mariana Rios) vive preocupada com a escola e com o desafio de manter as crianças na sala de aula. Ela está sempre com os cabelos presos e usa apenas um rímel para realçar um pouco os olhos. Seu guarda-roupa é composto por vestidinhos, bermudas e camisetas.
“Os moradores vivem em casas de palafitas, são pessoas simples e, por conta disso, nada pode ser exagerado. A maquiagem é apenas corretiva, só para tirar o brilho da pele, hidratar os lábios”, conta Socorro, que trabalha em parceria com Alê de Souza.
A equipe de figurino fez pesquisas em Manaus e Belém e trouxe de lá algumas peças e tecidos para onfeccionar boa parte das roupas. "O clima da cidade é quente, então ninguém usa muita coisa", explica Karla. Para envelhecer os tecidos, foi usada uma tintura especial com a cor das águas dos rios daquela região, onde as roupas brancas são lavadas, deixando-as mais gastas e com uma tonalidade diferente.
Quem embarca em uma aventura e parte floresta adentro em busca de um mundo diferente, como Paulinha (Christiana Ubach), precisa deixar um pouco a vaidade de lado. Para dar mais volume aos cabelos, a caracterizadora usou apliques, mas nada de maquiagens no rosto e esmalte nas unhas. Frequentando vernissages e outros ambientes onde circulam artistas plásticos, Karla Monteiro definiu o estilo de Paulinha.
“Digo que ela está em construção. Ela usa roupas customizadas, calças masculinas no tamanho 46 e o cinto é um fio de telefone. Em tudo, tem uma mexida dela, um toque especial”.
Os acessórios também ganham destaque, com muitos anéis, pulseiras e um colar com pêndulo e o símbolo do Grupo. Do outro lado, no núcleo urbano, no Rio de Janeiro, Socorro seguiu o mesmo conceito.
“O importante é o telespectador nem perceber a maquiagem nas atrizes, salvo algumas exceções”, diz.
É o caso de Flávia Alessandra, que alongou os cabelos e clareou as pontas. E, como Heloísa, sua personagem, é uma mulher rica, bonita e que apresenta um programa de televisão, ela precisar estar sempre pronta.
“Ela é chique. Usamos tons pastéis e marrons na maquiagem, e os esmaltes podem variar entre o vermelho, o cereja e o nude”, ressalta a caracterizadora.
O figurino segue a linha prática, uma leveza nas roupas que transmite o jeito solar da personagem. A peça-chave é a camisa de seda, lisa e estampada, que pode ser usada com calça jeans. E para compor esse look, os acessórios são jóias com cara “de família” e cintos de couro. Já Pri (Laila Zaid), melhor amiga de Lili (Juliana Paiva), tem uma pitada rock´n roll, abusando de calças rasgadas, salto alto, regatas e esmaltes escuros.
Juliana Paiva também clareou os cabelos e sua make é menos carregada. Nas unhas, cores claras como o rosa inglês. Com assessoria de moda de Rodrigo Grunfeld, Karla Monteiro criou o guarda-roupa da protagonista. As ruas de Ipanema também serviram como inspiração.
O resultado é um visual mais elaborado, com muitas roupas de grife, sofisticadas, com calças colour jeans no modelo skinny.
Para o primeiro momento da personagem, ela vai abusar de sapatos de salto. Quando Lili começa a frequentar o Grupo, seu estilo também sofre uma transformação e ela passa a usar roupas mais despojadas, tênis e sapatilhas.
Para encarar Jéssica, uma tatuadora amiga de William (Thiago Rodrigues), Jaqueline Sato precisa passar por uma hora e meia de caracterização. Ela vai ganhar mais de 15 tatuagens pelo corpo todo, feitas com uma técnica especial de prótese gelatinosa.
Depois de um mês de pesquisas de campo, Karla construiu o figurino da novela, inserindo os personagens na realidade dos lugares visitados.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.