Saiba tudo sobre a novela Alto Astral, da Globo – Figurino
Por Redação - 30/10/14 às 15:34
Figurino e caracterização
A cor azul é o elemento de ligação de todo o figurino, idealizado por Beth Filipeck. Cada personagem vai ter sua partícula de azul, coerente com o clima solar e leve da novela. Além disso, uma referência forte é a década de 50 como representação da delicadeza, do sonho e também da tradição, uma vez que Nova Alvorada é uma cidade do interior.
"Os anos 50 aparecem no nível do feminino, dos movimentos circulares das saias rodadas, dos vestidos. A espiral da vida e da morte é circular e não vertical, reto", explica a figurinista.
Laura, interpretada por Nathalia Dill, expressa bem esse conceito da feminilidade com um ar de romantismo. Seu figurino é formado, essencialmente, por essas saias e vestidos rodados, shorts com movimento e leveza, tudo com a cara do verão. As estampas de bolinhas também estão em evidência nesta personagem.
O figurino prima pela simplicidade, pelo clean, e tem também como marca o jeans, que estará muito presente em várias texturas e tratamentos: jeans leve, pesado, algodão, malhas etc.
Destoando desse despojamento e naturalidade, em função de sua personalidade, está o figurino de Samantha (Claudia Raia), com muitos coletes em couro e chamois com franjas, além de saias longas. Para essa personagem, cabem os exageros, as várias texturas, tinturamentos e acessórios.
Em contrapartida, está o figurino de Maria Inês, que é clássico. A personagem de Christiane Torloni é uma mulher que se veste com simplicidade e elegância com blazers, as camisas de seda, o jeans, o tailler.
Apesar de ter referências clássicas, o figurino também segue as últimas tendências da moda. O de Liz (Debora Rebechi), por exemplo, conta com tecidos esportivos misturados com a arte. Giovanna Lancellotti, a Bélgica, mescla peças com estruturas modernas somadas a materiais que remetem ao seu ambiente, como o crochê, que sugere uma presença familiar forte. Gaby (Sophia Abrahão) é uma boneca, uma personagem romântica. Para ela, muita renda misturada com estampa, que também é tendência.
Caracterização: a riqueza está nos detalhes
A caracterização se integra a todo o conceito estético da novela, que tende para o minimalismo. O caracterizador Sérgio Azevedo busca a realidade e a naturalidade para compor o visual do elenco. O ponto de partida da caracterização foi o estudo aprofundado do perfil dos personagens e a observação de pessoas semelhantes nas ruas, associado às tendências contemporâneas da moda. A busca é pela sutileza e simplicidade. A paleta de cores da caracterização é predominantemente nude.
Laura, personagem de Nathalia Dill, tem o perfil de uma mulher dinâmica, moderna, que é o esteio da família. No seu dia a dia não teria tempo para um visual complexo que exigisse muito dela para elaborá-lo. A caracterização é extremamente natural e aproveita ao máximo as características da própria atriz, como o ondulado do cabelo. "Para reforçar a ondulação foi feito um corte desfiado e o cabelo é seco de baixo pra cima com um secador com rede e difusor. O resultado final é como se a personagem tivesse lavado o cabelo e deixado secar naturalmente", revela o caracterizador.
A maquiagem de Laura também segue a linha de quanto menos, melhor, com pele básica e realce sutil nos olhos com a raiz dos cílios esfumaçada. Depois de aplicar o rímel, usa-se uma escovinha especial para tirar o excesso.
No núcleo do hospital impera o clean por se tratar de um ambiente asséptico. As mulheres estão sempre com as unhas pintadas em tons claros, com pouca maquiagem e cabelos arrumados.
Outro desafio da caracterização foi marcar a diferença dos personagens que serão, pontualmente, representados em outras fases de suas vidas, como Caíque (Sérgio Guizé). Em alguns momentos da trama, Caíque será retratado nos anos 30, período de sua encarnação anterior, na qual também era um médico. Para essa época, o personagem terá um cabelo bem penteado, certinho, longe do despojamento do Caíque contemporâneo. Na fase atual, ele é um homem livre, que não se preocupa em estar arrumado, mesmo exercendo a medicina, ao contrário de seu irmão Marcos (Thiago Lacerda), um cirurgião, que está sempre com o cabelo impecável, penteado e muito bem barbeado.
Maria Inês (Christiane Torloni), mãe de Caíque (Sérgio Guizé) e Marcos (Thiago Lacerda), é sofisticada. Sua caracterização segue em tons neutros e o cabelo está na altura dos ombros, castanhos, com pontas levemente clareadas para dar naturalidade.
Destoando de toda caracterização minimalista está a personagem Samantha, vivida por Claudia Raia. Vale tudo: sombra laminada em tons dourados e esverdeados e batons alaranjados misturados com tons de rosa. A própria atriz trouxe como referência para a personagem um estilo de pintar as unhas muito usado na década de 50, no qual a parte da meia lua fica sem esmalte.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.