Saiba tudo sobre a novela Boogie Oogie, da Globo – Figurino

Por - 01/08/14 às 12:12

Divulgação/TV Globo

O ano de 1978 situa Boogie Oogie em uma época de híbridos e o figurino da novela retrata a transição do estilo hippie, bem marcado no início da década, para o exagero dos anos 80. Tudo de uma forma bastante realista. Golas compridas e estampas, destaques nos anos 70, misturam-se a calças legging, ombreiras e camisetas, que adiantam a década de 80 e compõem o conjunto de peças que fizeram sucesso nas ruas naquele ano. O clássico fica por conta da calça reta e da cintura alta. E o charme pelo glitter, paetês e lantejoulas.

Filmes que retratam a época, principalmente entre os anos de 1975 e 1980, somaram na composição do figurino da trama com peças características, como meias de lurex com sandália, e algumas personagens com o estilo de John Travolta, relembrando o Embalos de Sábado à Noite.

Como resultado, a Inês (Deborah Secco) ganhou um estilo americano, com o uso de calças pantera e o body. Ela é aeromoça e consegue os últimos lançamentos das passarelas internacionais.  Já a Sandra (Ísis Valverde) traz a marca do hippie, com um visual mais orgânico e natural. A personagem usa blusa de crochê, calças com lavagens e outras com recortes, como se ela mesma fizesse a própria roupa.

Vitória é super anos 80, sofisticada e moderna, e usa roupas com estampas coloridas e minissaias curtas. Para o figurino de Carlota (Giulia Gam), que é mais sofisticado, chique e, ao mesmo tempo, minimalista, as peças foram confeccionadas pela equipe de Marie.

Os homens também ganharam cuidados especiais. Amaury (Junno Andrade), que é dono da boate Boogie Oogie, tem o estilo John Travolta, muito usado em 1978. Já o piloto Rafael (Marco Pigossi) veste calça jeans, camiseta branca e casaco de couro, compondo um visual aviador. Para os surfistas, a figurinista também reservou jaquetas e calças jeans, peças que se completam com camisetas com estampa de surfe.

Muitas peças foram encontradas em brechós e lojas que guardam itens confeccionados nos anos 70. Porém, a equipe também trabalhou na produção e confecção de roupas especialmente para a novela, jeans de cintura alta, com a lavagem certa e modelagem nas proporções corporais de hoje em dia, confortáveis. A equipe também confeccionou biquínis.

No dia a dia das personagens femininos, a maquiagem é simples. O colorido da época entra em ação nas cenas de festas e nas boates. O batom de cor com gloss por cima e os olhos pintados com glitter e sombras marcantes, bem no clima alegre dos anos 70, são reservados para a noite.

O estilo caminha do hippie ao glamour, com as personagens Sandra (Isis Valverde), que tem o cabelo comprido e natural, e Vitória (Bianca Bin), que usa o cabelo loiro com estilo moderno. Referência da época, o corte de cabelo da atriz Farrah Fawcett, na série As Panteras, pode ser visto na personagem Inês, interpretada por Deborah Secco. O penteado escolhido para a atriz foi o mais copiado no mundo nos anos 70.


×