Saiba tudo sobre a novela Em Família – Cenografia

Por - 28/01/14 às 15:15

Do galpão cultural a casa de leilões, Em Família, traz um recorte da cultura brasileira para dentro da novela. Para cada personagem, Lara Tauzs e sua equipe preparam um kit vivência, que inclui o que o personagem lê, escreve, escuta, o que ele passou, sua história ali escrita.

A casa de Helena (Julia Lemmertz) é exemplo dessa busca da brasilidade, com muita madeira e objetos bem coloridos de arte popular. Já  eu antiquário, foi resultado de uma extensa pesquisa da equipe. É bonito, elegante, mas é cheio de coisas, desde roupa de cama, mesas até uma coleção de taças e de louças.

Se a novela cruza três fases, anos 1980, 1990 e 2014, a cenografia também reflete essa passagem de tempo, envelhece junto com os personagens, com objetos que seguirão a trama inteira, como por exemplo, o medalhão da Fênix que Helena ganha no primeiro capítulo.

Um dos desafios para Mário Monteiro e sua equipe foi a criação das casas onde os personagens Helena e Laerte crescem cercados de suas famílias em Goiânia, elas são quase um personagem na trama de Manoel Carlos. São duas casas interligadas no mesmo terreno, comparadas pelos irmãos Itamar (Nelson Baskerville) e Ramiro (Oscar Magrini), mas com uma diferença, na de Ramiro dois andares e na de Itamar somente um, justamente para marcar as diferenças sociais entre os irmãos e as famílias.

Já o Leblon, cenário característico das tramas de Manoel Carlos, está espalhado por uma área de mais de 8 mil metros quadrados na cidade cenográfica.

A parte cultural da trama também estará representada na cidade cenográfica com o galpão cultural, um local focado em música, especialmente a clássica. Um centro cultural com biblioteca, café, sala de concertos, sala de exposições e galeria de artes. E também com a galeria para as exposições fotográficas de Marina (Tainá Müller), com uma arquitetura art-nouveau do início do século 19 e 20.

Saiba tudo sobre a novela Em Família, da Globo

---


×